TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ministro de Lula admite que a crise poderá chegar ao Brasil em 2009

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou, em reunião interministerial com o presidente Lula, nesta terça-feira 16, que, apesar da crise nos EUA, o crescimento econômico brasileiro para 2008 está garantido. Ele ressalvou, no entanto, que em 2009 o Brasil pode sofrer alguma repercussão da crise norte-americana. Essa informação foi repassada pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

Segundo Múcio, o governo não tinha noção da gravidade do problema, mas disse que o Brasil, por ter diversificado seus parceiros comerciais, tem condições de enfrentar bem a oscilação das bolsas. Na exposição que o ministro da Fazenda fez aos demais integrantes do governo, o nível de dependência comercial do Brasil em relação aos Estados Unidos foi apontado como 15%, ou cerca de US$ 40 bilhões.

Ainda de acordo com o relato de Múcio, o ministro Mantega disse que, no momento, a crise não nos atinge, mas estamos longe de imaginar que a gente pode ser feliz sozinho.

Por sua vez, O presidente Lula afirmou que a crise que afeta os Estados ainda não atingiu o Brasil. Ao receber o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, no Palácio do Planalto, Lula ainda brincou dizendo que os comentários sobre os problemas no mercado imobiliário americano deveriam ser perguntados para o presidente norte-americano, George W. Bush.

Na segunda-feira os mercados globais tiveram o pior dia desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Com notícias da quebra do Lehman Brothers e da compra do Merrill Lynch, a Bovespa desabou 7,59%.

Nenhum comentário: