CONTRIBUINTES 2008
Empresários do Cariri recebem premiação
Afora o comércio e a indústria de calçados, outros setores começam dinamizar a economia da Região Sul/ Cariri
Empresários do Cariri recebem premiação
Afora o comércio e a indústria de calçados, outros setores começam dinamizar a economia da Região Sul/ Cariri
O Cariri, localizado ao Sul do Estado, é uma das regiões mais prósperas do Ceará. Em termos de arrecadação, só perde para as regiões Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Norte, segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Ali, a principal fonte de recolhimento de tributos ainda é o comércio, mas possui uma forte indústria calçadista, além da conhecida ourivesaria, o agronegócio e o turismo religioso. “Hoje se agregam a essas atividades a construção civil, cada vez mais dinâmica, e o setor de educação, com várias instituições de ensino superior privadas, além das públicas”, avalia a professora Suely Salgueiro Chacon, coordenadora do Centro de Pesquisa e Pós-graduação do Semi-Árido (CPPS).
A economista lembra que a política de incentivos fiscais do Estado, iniciada na década de 1990, beneficiou a região caririense. “Incentivou a vinda de novas empresas, especialmente indústrias que reforçaram o setor calçadista, que hoje gera quase nove mil empregos diretos, e garante que o Ceará seja o terceiro maior produtor de calçados no Brasil”, comenta Suely Chacon. Como principal tributo estadual, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi decisivo para a região. Por seu desempenho no recolhimento do ICMS, empresas e empresários cidadãos da Região Sul/Cariri serão agraciados hoje com o Prêmio Contribuintes Ceará 2008. A solenidade de entrega dos troféus acontece a partir das 20h, no Crato Tênis Clube (foto acima), na cidade do Crato.
A premiação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sefaz, em parceria com o Sistema Verdes Mares de Comunicação.Em sua segunda edição, o Prêmio Contribuintes será entregue a 18 empresas da região Sul/Cariri, além de cinco micro e pequenas empresas e três entidades filantrópicas. O projeto — que ampliou o número de premiados — conta com patrocínio da Coelce, Bradesco, M.Dias Branco, Banco do Nordeste, Petrobras e OI.Desenvolvimento
Apenas o atual perfil industrial do Cariri não seria suficiente para afirmar que aquela é uma região em desenvolvimento. Suely Chacon lembra que outros fatores são essenciais para se garantir que o crescimento econômico gere desenvolvimento e que este seja sustentável. “Hoje a região se apresenta como um pólo gerador de conhecimento em franca expansão”, argumenta. Para a economista, “a instalação de várias instituições de ensino superior vem transformando a região de forma radical”, o que acaba gerando expectativas de melhoria da qualidade de vida.“O simples fato de criar o acesso ao ensino superior no local de origem das pessoas já é garantia de transformação”, ressalta Suely.
(Fonte:DIÁRIO DO NORDESTE, edição de 29.01.2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário