TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 19 de março de 2009

Show Tributo à Patativa de João do Crato - Sexta Feira 20/03


Tributo à Patativa


O que esperar quando, sob as luzes de um palco, o roçado poético de Antônio Gonçalves da Silva traça um paralelo com a performática urbanista de João do Crato? No mínimo uma constatação: a de que a Arte transcende conceitos e comportamentos. Neste tributo ao emblemático poeta que encantou gerações com um linguajar puro, questionador, verdadeiro e universal, mas que para alguns ficou marcada com o ferrete de poesia brejeira, sertaneja, cabocla, João do Crato, desafiador que é e sempre foi, irá provar-nos que regionalismo é um mero ponto de vista, porque a universalidade de uma criação artística da-se pela compreensão dos valores que ela representa ou simboliza em qualquer ponto do globo e que, portanto, não se restringe às origens.João do Crato que é cobra criada nos palcos, cantará as trovas de Patativa sem a necessidade de retratar o estereótipo regionalista antevisto. Será a grande obra do imortal Antônio Gonçalves ao modo João do Crato, numa releitura arrojada. Com vocalizações gorjeadas, o pássaro da cidade qual João do Crato incorpora e trará há público um conjunto de obras compostas pelo próprio homenageado e por compositores que, com tamanha propriedade, absorveram a essência e o legado poético da pessoa simples de Antônio Gonçalves da Silva, o “PATATIVA DO ASSARÉ”.

Ave Show!

Texto de Pachelly Jamacaru
Foto- Dihelson Mendonça


SERVIÇO: Armazém do Som Com João do Crato

Onde? SESC Crato

Quando? Dia 20/03

Que Horas? 20h

ENTRADA FRANCA

3 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Só uma pequena correção: A foto é da minha autoria. Foi tirada no dia 11 de setembro de 2007 por ocasião de uma exposição fotográfica de Pachelly Jamacaru. Apesar das mais de 15.000 fotos já realizadas, ainda consigo reconhecer cada uma delas, e até as partes delas, mesmo cortadas, pois são como filhas. Mas sei que isso não foi intencional. Logo abaixo do artigo, no Blog do Crato postei a foto original sem o recorte do João do Crato para tirar quaisquer dúvidas.

Abraços,

Dihelson Mendonça

jflavio disse...

Caro Dihelson,

Estava no meu arquivo e acreditei que fosse minha. Devolvo-lhe a autoria.

Dihelson Mendonça disse...

Tudo bem, Amigo Zé Flávio...

Todos nós às vezes pegamos alguma foto "emprestado". As minhas estão sempre liberadas para uso para Internet, para Orkut, desde que a galera coloquem a autoria. Foto é pra se ver mesmo...

Abraços,

Dihelson Mendonça