TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Brasil real, Brasil verdadeiro


20 de abril
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres do Monte Guararapes
Considerada a guardiã das tropas brasileiras na luta contra os calvinistas holandeses

Recife comemorou, nesta 2ª feira, 20 de abril, a 352ª festa de Nossa Senhora dos Prazeres do Monte Guararapes. Este festejo também recebe o nome de “Festa da Pitomba”, por causa da fruta tropical colhida nesta época, muito apreciada na região. A sua origem remonta ao tempo em que as tropas brasileiras travavam uma sangrenta batalha para libertar a região, tomada pelos os invasores holandeses em 1630.
Segundo as tradições, A Virgem Maria fez uma milagrosa aparição aos soldados diante do Monte Guararapes, para proteger, fortificar as tropas e comandar a vitória dos brasileiros contra os inimigos estrangeiros. A partir da aparição da Virgem dos Prazeres, o comandante das tropas brasileiras, general Francisco de Menezes, como agradecimento, fez uma promessa de edificar uma Capela-mor, em homenagem à Santa, pelas vitórias alcançadas nas duas importantes batalhas contra os holandeses, após 24 anos de dominação.
Em documento textual datado de 8 de novembro de 1656, emitido pelo general, consta o registro de autorização para entrega da Capela à Ordem Beneditina de Olinda, com a seguinte ressalva:
“Neste altar deverá ser celebrada missa todos os dias santos, e todos os anos deverá exaltar Nossa Senhora dos Prazeres, com grandes festejos e muita pompa”.
A partir de então, o compromisso foi honrado, resultando numa tradição de 352 anos de homenagem à Santa - e de festejos populares.
( Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes - Quartel Generaldo Exército, Brasília - Foto de Victor Toniolo)

Nenhum comentário: