Meus amigos,
Eu não tenho muito tempo para falar agora, pois a vida é uma correria e já são 04;33 da manhã.
A questão que trago agora é de que após consulta a vários Jornais do Brasil e até do exterior, nenhum deles dá permissão para REPRODUÇÃO, CÓPIA nem mediante citação das fontes.
Portanto, esse negócio que nos é característico de ir ali no UOL, na BBC, no Estadão, na Folha, etc, de trazer uma matéria para discutir nos Blogs, NÃO É PERMITIDA !!! até aonde eu sei.
As agências de Notícias como a Reuters, a BBC e outras, sobrevivem em todo o mundo de notícias. Os jornais de todo o mundo, muitas vezes não tem como enviar repórteres até determinado local do planeta, então eles compram as matérias das agências de notícias. São preços altos. A Reuters mantém correspondentes em todo o mundo, assim como as demais, e revende para o Estado de São Paulo, Folha, O Globo, etc...
Consultei a Folha de São paulo há 3 dias, e esta é que não libera a reprodução mesmo. Portanto, só temos direitos autorais sobre aquilo que nós mesmos produzimos. E pior ainda é pegar a notícia de alguém e modificar.
Tentem ler sobre o assunto.
Abraços,
Dihelson Mendonça
3 comentários:
Em um blog sem fins lucrativos, e sem ligação com empresa editorial, não vejo problema na reprodução de textos de outros jornais ou blogs. É importante que a fonte seja citada e,acho, que é sempre interessante que o postador acrescente algum comentário. Mas penso que que é muito chato quando mais da metade dos textos do blog são cópias do que é publicado na mídia impressa.
Prezado Amigo,
Desde que a fonte seja corretamente indicada não vejo nenhum problema. Estamos num mundo globalizado e veloz onde o conhecimento é reformulado de 7 em 7 anos. É SAUDÁVEL que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo - que é imenso! - das informações e saberes produzidos em diversos lugares e contextos. Chegará um dia que cobrremos pelo ar puro que se propaga de uma nação para outra. É a vida capitalista querendo controlar e mercantilizar tudo.
obrigado!
Melgaço,
Mas não é isso que os Jornais dizem. Vocês estão equivocados. Foi para resolver esses problemas que foram introduzidos o Copyleft e as licenças Creative Commons, em oposição ao "Todos os Direitos Reservados" ou Copyright, constantes em quase todos os Jornais, websites e Agências de Notícias.
Foi uma pesquisa que eu realizei junto aos mesmos e nem só a citação resolve. São leis. E contra leis, não há argumentos. Cumprem-se.
Abraços,
Dihelson Mendonça
Postar um comentário