TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 13 de junho de 2009

Terra Brasilis, um programa que era duca...

Entre novembro de 1986 e maio de 1987, produzi um programa que, sob muitos aspectos, foi pioneiro da radiofonia caririense. Trata-se do Terrae Brasilis, cujo lema “um programa que é duca” é um trocadilho com o ato de educar e a expressão chula “é do caralho”, que às vezes se usa para designar algo bom, sensacional. O programa era apresentado por Luiz Carlos Salatiel e João Nicodemos. Veiculado aos domingos pela Rádio Cidade AM 1440. A Rádio Cidade era, na verdade, a Rádio Araripe, na época encampada pelo grupo Cidade de Fortaleza.

O Terrae Brasilis (a sugestão do nome foi de Marcos Leonel) começou a partir de um projeto de Jackson Bola Bantim, que, para tanto, conseguiu o patrocínio necessário para um contrato de seis meses com a Rádio Cidade. Jayro Starkey gravou os comerciais e os primeiros programas foram feitos por Bola, ainda sob o nome de Bola Bantim Show. Certo dia, Bola convidou Salatiel, acho, que para uma entrevista. Não sei como, mas no programa seguinte Salatiel era o co-apresentador. E no outro, Salatiel já apresentava o programa com Nicodemos, e sob o nome Terrae Brasilis.

O programa foi evoluindo a cada edição. Fazíamos todo tipo de experimentação: pegadinhas noticiosas e esquetes de rádio-novela, com bastante efeito sonoro, humor, recital de poesia (o roda-poesia), entrevistas inusitadas, uso massivo de vinhetas, polêmicas, muita anarquia (no sentido filosófico) e muita MPBB (Música Popular Brasileira da Boa).

Quando o contrato expirou, o programa acabou, mas deixou uma marca indelével na radiofonia caririense.

Agora, com a oportunidade ensejada pelo Centro Cultural BNB Cariri, que fez uma parceria com a Rádio Educadora do Cariri, estamos novamente experimentando a doce e mágica sensação de retornar ao rádio, com o programa Cariri Encantado.

Em tempo: no início dos anos de 1990, eu produzi e Salatiel apresentou o primeiro programa sindical veiculado em uma emissora de rádio do Brasil – o Hora Bancária, patrocinado pelo Sindicato dos Bancários do Cariri.

Nenhum comentário: