TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O projétil que atingiu o tucano - José do Vale Pinheiro Feitosa

Para o pessoal da Dilma foi um quase nada. Para os tucanos o seu pássaro foi tirar tomografia da cabeça por que fora atingido por uma coisa descomunal. Para o Índio da Costa: "Estava do lado do Serra, abraçado com ele, quando veio aquele pacote enorme. Bateu na cabeça dele e fez até barulho. Um negócio pesado. Devia ter uns dois quilos", narrou ao microfone em área em frente à baía de Guanabara. Os jornais, Folha de São Paulo, Globo e Estadão, são cuidadosos em calcular "objetos voadores não identificados" para eles era um rolo de fita grepe.

Aí vem ele, sempre ele, o vendedor de ilusões, ex-camelô, como seu canal e mostra a imagem do objeto. Aquele que todo mundo vira com os olhos do coração ou da maldade. Está, pura, simples como uma borboleta numa flor. Aquela flor abobadada, reluzente a iluminar a alma de toda a humanidade. A luz contra o aborto, a guerrilha, a corrupção, o ateismo, o lesbianismo e o casamento gay. A luz de chão como aquela churrascaria paulistana do fogo de chão. A luz que foi buscar as trevas e juntos extrair o melhor efeito: o brilho que resta a todos - da alopécia agredida do tucano.

Pera aí! Só um pouquinho que a partir da imagem do SBT alguém resolveu usar a velha física. A física em laudos periciais. Não me peçam o carimbo de qualidade deste cálculo mas ele foi feito e parece ter revelado a força cinética exata do objeto que atingiu o tucano:

Por chico rasia

Crunching the numbers

Resolvi calcular a energia do impacto do objeto sobre a cabeça do candidato tucano na melhor tradição "back of the envelope", como se fala na gringa.

O vídeo do SBT roda a 20.63 fps, o que significa que o intervalo entre quadros é de 0.048s. Entre dois quadros consecutivos, o objeto percorreu 45.97 pixels. Estimando-se que o diâmetro do objeto é de 5cm, o que equivale a 11.5 pixels, pude estimar que o objeto percorreu 19.98 cm no intervalo de 0.048s. Arredondando para 20 cm (ou 0.2 m): o objeto atinge a cabeça do candidato a 4.1667 m/s (ou 15 km/h).

Supondo se tratar de uma folha tamanho A4 (210 x 297mm, com área de 0.0624 m2) de papel sulfite 90 g/m2 (um pouco mais pesado que o 75 g/m2), estimei a massa do "projétil" em 5.61g.

A energia cinética do objeto é definida pela equação E=m.v^2/2. Assim, o "projétil" atingiu a cabeça do candidato com 0.0486 J de energia cinética.

Só para comparação:

- chumbinho de carabina de ar: 20 J

- projétil de 9mm: 519 J


Nenhum comentário: