TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meu mundo por um cheiro - José do Vale Pinheiro Feitosa

Eu já andei me queixando do uso indiscriminado do “beijo” em relação ao nosso tradicional “cheiro”. Especialmente no nosso Ceará, as novas classes urbanas abandonaram o cheiro pelo beijo. Antigamente se despedia em tom amável com cheiros, mas hoje são beijos. Ninguém pegava uma criança para beijar, era para cheirar.

O quê nos fez mudar de sentido é um estudo antropológico que apenas especulo. Sem fundamentos. Mas não deixa de haver certo estímulo do cinema e da telenovela. O beijo é a multinacional do carinho entre duas pessoas e as imagens estimulantes vieram daquele meio.

Foi assim que sentir o odor do outro foi substituído pelo sabor de pele, cabelos e mucosas. Mas é verdade que o beijo também aspira algo olfativo que do outro evola-se. Mas o sentido central do cheiro foi para as margens da cultura.

Nem tanto. Não dar para ir com a antropologia tão longe assim. O senhor mercado mostra um promontório muito elevado. O Brasil hoje é o maior mercado de perfumes do mundo. Ganha até mesmo dos EUA, enquanto consumimos U$ 6 bilhões em perfume, os EUA consumiram U$ 5,3 bilhões.

O título de mais cheiroso ganhamos de lambuja dos gringos, além de gastarmos mais na conta total, aplicamos mais por pessoa. Eles têm uma população de 308.745.538, enquanto o Brasil tem 190.732.694 isso nas contas dos censos de 2010. Sendo os mais cheirosos, resta saber quem são os mais cheirosos entre nós.

Já adivinhou né? Claro que não falaria em perfume se a vantagem nordestina não fosse de humilhar o sul maravilha. Enquanto 90% das famílias nordestinas gastam com perfume, apenas 40% da prole familiar o faz no sul do país.

E sabem mais? Os nordestinos tomam vários banhos ao dia e por isso gostam mais das colônias tipo splash que duram menos tempo na pele. Os nordestinos não precisam que os perfumes se fixem muito tempo entre 12 e 24 horas, pois antes disto já haverá um novo banho.

E como gostamos mais de perfumes e sempre estamos retirando algum das prateleiras dos mercados para as nossas bolsas de compra, resulta que as companhias que fabricam perfume não façam tantas promoções na região. Isso é coisa lá para o sul, que precisam ser convencidos a se perfumar. Os nordestinos já o fazem mesmo.

E ainda vieram uns cabras fedorentos querendo amolecer Lampião só por que o sujeito usava perfume. Homem em baile é ambiente perfumado. É dançar para sentir o cheiro.

Eu quero um cheiro.
Um cheiro de você.
Uma fragrância do quarto em que tu nascestes.
Vertente dos aromas que destilam os mistérios da vida.

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