TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 22 de setembro de 2007

Vanda Lúcia e o tempo da delicadeza



"Aromas de jacintos me infinitam
E estes ermos me somam"

Esta nossa primeira Miss Crato e depois Miss Ceará ainda nos anos 60.Vanda era lindíssima e a paixão de toda uma geração. Certo , o tempo escorreu pelas frestas da porta mas ainda é impossível olhar para esta foto sem admitir que a vida é bela e que deve existir um pintor soberbo capaz de debuxar um olhar deslumbrante como o de Vanda.

20 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Miss é unanimidade, principalmente se é do Crato.

Armando Rafael disse...

Zéflávio ao trazer esta bela foto da Vanda Lúcia - Miss Crato/Miss Ceará 1960 - nos transporta ao tempo de um Crato orgânico, altivo, esperançoso, onde se podia sonhar com o amanhã. Hoje, não temos para aquele imponderável de ambientes e costumes que fazia da Cidade de Frei Carlos um lugar gostoso de viver e sonhar...

Anônimo disse...

Dr.José Flávio: deixe de ser "preverso" homem! Você mostra uma "rescordação" dessa (como era bonita a nossa moreninha) só prá machucar o coração de um cratense hoje amargurado com tanta coisa ruim que acontece em nossa cidade...

socorro moreira disse...

Zé,
Vera Lúcia era linda, sim!

Eu lembro da sua coroação.Como não tinha completado 15 anos, perdi a festa no Crato Tênis Clube.Concorreu com mais outras beldades da nossa sociedade: Climene Correia Vilar, Vera Lúcia Maia( que eu lembre!).
Depois ela desfilou, pela cidade, em carro alegórico, e a gente olhava de queixo caído, a representação da beleza cratense, que havia ganho o título de miss Ceará,entre tantas,inclusive de uma candidata de Juazeiro-" A Ney Sobreira".
Naquele tempo , Crato e Juazeiro , rivalizavam-se em tudo.Essa vitória teve repercussão política. Parecia eleição para Deputado ou Prefeito.
E a gente cantava uma musiquinha, que não sei quem parodiou:"Juazeiro, Juazeiro, me responde, por favor...
Por que foi que tua miss, tão bonita não ganhou
Ai, Juazeiro compreendo a tua dor...
Mas tua miss não deu nada de maiô
Juazeiro tua miss de cara não é feia não
Mas o corpo da Vandinha encantou a comissão!"
A miss Juazeiro era loira de olhos verdes, e tinha um rosto belíssimo!
Bom já passou!
São lembranças da minha infância!
Francy Nogueira também foi coroada miss Crato, Miss Ceará e Miss Brasil número (3).Perdeu o miss Brasil, para duas irmãs gêmeas,( uma delas,a Ana Cristina).
Fracy era um arraso! Lembrava Romy Schenaider, no filme: "Um anjo sobre a Terra".
Ana Benvinda também ganhou o título de miss Crato, nestas eras...
Depois perdi a conecção com os desfiles de miss.
Mas, no panorama nacional são inesquecíveis: Terezinha Morango(Ceará), Marta Rocha(Bahia), Iêda Maria Vargas(Gaúcha), Vera Fischer
(Catarinense), etc.
Existiram nos anos 60/70, as "Glamour-girl", e as rainhas do algodão.
Anelisa Nogueira, Edna Saldanha, Lilian Macêdo,fôram vencedoras!
As últimas representantes do Crato, no concurso de rainha do algodão fôram "Fátima do Pálace" e Antonieta Nunes Oliveira:eleitas rainha e princesa, respectivamente!
Um fato triste ocorreu na época.Voltavam de Fortaleza, justo dessa festa, quando aconteceu um acidente de estrada.Apenas faleceu o nosso inesquecível Orlando Moura, que teria sido um grande jornalista da nossa Terra.
Antonieta, acabou partindo, antes do tempo, anos depois, aos 26 anos, no auge da sua juventude e beleza!

O açúcar da terra, bem que já fez brotar, muita mulher bonita! Outro dia estava contando nos dedos, com João do Crato...E olha que muito rosto bonito foi lembrado!

socorro moreira disse...

* ops

Vanda Lúcia era linda, sim!

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro, que memória a sua heim...
Mas só para fazer jus a história, o Crato, mais recentemente, contribuiu com duas misses Ceará: Monalisa (filha de João Marney e Fátima), no início da década de noventa, e depois Wanuska Marrocos (filha do radialista Helton Aguiar)em em 2000.

socorro moreira disse...

Pois é! risos Sou mais velha do que vcs!

Amanda Teixeira disse...

Valha, que moça bonita!

Observaçãozinha: Socorro tem que escrever um livro!

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Que beleza! Por onde anda essa mulher, meu Deus!

Glória disse...

Amandina amada ! Concordo contigo. Socorro tem que escrever um livro. Uma vez ela me disse que achou gostoso ler o que escrevi no meu antigo orkut, mas o jeito que ela narra, a escrita, a memória...tem nem comparação. Ei moça Socorro, nos ouça e trate de ir escrevendo.

Glória disse...

eita escrevi o nome de Amanda errado...rsrs Amandinha amada!

Glória disse...

Zé Flávio, essa moça lindissima é aquela que morava em frente ao colégio Santa Teresa ?

Anônimo disse...

Oi pessoal, que prazer ser levada ao tempo dessa lindíssima foto e conhecer um pouco mais da historia da Wanda. Uma parte da vida dela que vai alem do da mãe amorosa e o exemplo de vida que ela sempre tem sido para a gente. Wanda Lucia tem três filhos e quatro netinhos. Continua sendo assim de linda, com o sorriso penetrante como o daquela foto!
Um beijo a todos e obrigada por este presente!
Roberta

jflavio disse...

Glória, ela morava sim defronte ao Santa Tereza e era irmã do Zazau do Zé Hélder e do Aécio Gomes de Matos que é engenheiro e foi um grande líder estudantil em Recife nos anos 70, sendo inclusive preso e tendo perdido uns dois anos do curso, inclusive o Restaurante da Engenharia tinha o seu nome. A Vanda era lindíssima e continua sendo.

Anônimo disse...

Olá,eu sou a Wanda Lúcia e estou me manifestando aqui,para dizer da minha emocão com a lembranca de mim que o JFlávio aflorou.
O Luis Carlos perguntou onde eu andava.Aqui estou.Moro em São Paulo há muitos anos,aqui criei meus filhos,e continuo residindo aqui, mas passando muito tempo viajando...
O Crato continua sendo o meu referencial de casa,de companheirismo e carinho,como este que voces me fizeram.
Um beijo grande em cada um de voces,que comentaram,e especialmente a Jose Flávio pelo que me fez reviver.

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Ela existe e respondeu ao nossos apelos deslumbrados! A internet é mágica pura.
Vanda (se me permite), caso interesse, me mande seu e-mail para que possa inserí-la no nosso quadro de colaboradores. Se não, será sempre nossa musa inspiradora.
Meu e-mail é lcsalatiel@hotmail.com

Carlos Rafael Dias disse...

Sugiro um replay deste post, ou melhor, repetir a foto e os comentários feitos, pois acho que ela mexeu com todo o imaginário cratense...

Anônimo disse...

Wanda Lucia, que saudade!!!
Você foi uma das mais belas misses do Ceará, muito charmosa e elegante, além de possuir uma simpatia irradiante. E que porte!
Eu tinha 12 anos na época (morei no Crato entre 1951 e início de 1960, depois vim morar no Rio). Estou agora com 59 anos.
Lembro que Wanda Lucia veio nos visitar aqui com sua mãe, alguns meses após o concurso, pois ela era amiga de minha família. Mas nunca esqueci daquela beleza tipicamente brasileira e que foi motivo de orgulho do Crato.

Anônimo disse...

JFlavio e Socorro:

A primeira miss do Crato foi Elmar Ribeiro, em 1956, quando este fato inédito provocou uma multidão de curiosos na porta da casa da moça. Todos queria vê-la. Aquilo era uma grande novidade! Ela morava ali perto da praça Siqueira Campos (será que ainda existe? Ou será que o nome é este mesmo?) Eu sei porque eu morava no Crato nesta época. Ela disputou o Miss Ceará em Fortaleza mas não conseguiu classificação.

4 anos depois foi a vez de Wanda Lucia, que era um encanto de pessoa. Linda mesmo!
Depois veio a Francy Nogueira, em 66, uma beleza também.
Depois delas, não sei de mais nenhuma.

E por falar em miss, em 1958 Teresinha Morango visitou o Crato, logo após passar o título para Adalgisa Colombo. Ela desfilou em traje de noite, de maiô e participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do clube AABB (julho de 58). Eu a vi nesta ocasião, quando ela tinha apenas 20 anos e era de uma beleza impressionante.

Esse foi o Crato dos anos 50, onde faziam muitas festas no Crato Tênis Clube (as festas do Miss Elegante Bangu eram lindas e as moças concorrentes, idem). Contratavam até um decorador de Fortaleza para embelezar os salões.
Era o Crato onde existia até um aeroporto (no alto da serra), com vôos regulares para várias capitais.

Flávio
Rio de Janeiro, out/2007

Raimundinho Junior disse...

Adorei esta postagem sobre Wanda Lúcia, excelente! Estudo os concursos de beleza e tenho um blog chamado "missesemmanchete", onde falo muita coisa sobre este universo. Gostei de saber de informações da própria Wanda e de todos que fizeram comentários tão relevantes.Quem quiser ver mais sobre Wanda acesse : http://missesemmanchete.blogspot.com/2007/05/miss-cear-1960-vanda-lcia-gomes-de.html
Um abraço a todos deste blog tão especial. E viva Wanda Lúcia!!!!
Raimundo Junior
Fortaleza-CE