TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Diocesano realizar Noite Lusitana

Nesta terça-feira, dia 30 de outubro, o Colégio Diocesano do Crato promoveu uma série de atividades enfeixadas com a denominação de Noite Lusitana, somatório de manifestações artístico-culturais desenvolvidas e levadas a público por alunos e professores.
Em uma seqüência de apresentações relativas à presença de outras culturas na colonização brasileira, considerando aspectos da influência de Portugal, África, Espanha e Itália, no idioma, na religiosidade, culinária, dança e outros costumes, foram mostrados trajes típicos, músicas, elementos de culto, danças e pratos tradicionais dessas nações. A promoção somou esforço didático-pedagógico da sala de aula em um espetáculo que reuniu pais e mães no pátio do colégio, a vivenciar o desempenho dos filhos em práticas modernas do exercício das disciplinas estudadas.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos do evento os padres Rocildo Alves Lima Filho e Vaudênio Nergino, atuais administradores do tradicional educandário cratense, além dos professores Ricardo Correia, Lázaro Alves do Nascimento, Graça Oliveira, Sebastiana Gomes Job (Bastinha) e do assessor de Comunicação da Universidade Regional do Cariri, Emerson Monteiro.
No decorrer das várias situações caracterizadas na moda e nos hábitos dos povos referenciados, houve declamação de poemas, exibição de cartazes com palavras originárias de outras línguas e que constituem o português falado no Brasil; desfile de faixas, flâmulas, placas; enquanto alunos, vestidos com indumentárias típicas das várias culturas, demonstraram a riqueza dos costumes trazidos pelas populações que integraram as bases civilizatórias do país e alimentam a força da nacionalidade verde-amarela.
Iniciada com a caracterização de procissão alusiva a Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Portugal, desenvolvida pelos estudantes, verificou-se também a demonstração dos tipos elementais dos santos provenientes da cultura africana, os orixás mais conhecidos, Iansã, Iemanjá, Oxalá, Oxossi, Ogum, Omulu e Oxum, testemunho da liberdade de crença desta Nação.
Em prosseguimento, alunos vestidos com roupas próprias dos mestres de cozinha dos países enfocados na mostra exibiram pratos típicos produzidos no fiel padrão de receitas culinárias originais, preparados pelos participantes e familiares, o que, em seguida, foi exposto aos componentes da mesa dos trabalhos, inclusive para sua degustação.
O brilhantismo da noitada teve ponto alto com a exibição de danças folclóricas africanas e européias, pelos alunos do colégio, e de luta de capoeira, sob a responsabilidade de membros do Projeto Nova Vida, de Crato, numa indicação clara do talento de quem, por dias sucessivos, ensaiara coreografias e evoluções dos grupos envolvidos nas performances.
Digna de nota, portanto, a beleza dessa promoção de alunos e professores do Colégio Diocesano do Crato, instituição que guarda extensa folha de serviços prestados à educação brasileira, no momento de outras homenagens relativas aos seus 80 anos.

Nenhum comentário: