TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Fábula Árabe


Uma sábia e conhecida fábula árabe diz que, certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho. O adivinho ouviu atentamente o sultão.
- Que desgraça, senhor! – Exclamou o adivinho.
E continuou:
- Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente! - Retrucou o sultão. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui.
O sultão chamou os guardas e ordenou que dessem cem chicotadas no adivinho.
Mandou então que trouxessem outro adivinho, e lhe contou sobre o sonho. O segundo adivinho, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo – respondeu o adivinho – que tudo depende da maneira de dizer.

2 comentários:

Glória disse...

Oi Océlio
Muito lindo. É verdade. Muitas vezes apenas uma vírgula, em algum escrito, também muda toda mensagem que queremos passar a alguém.

QUERO FALAR disse...

EU GOSTEI PORQUE ME FAZ DORMIR RAPIDINHO!MAS EU SOLENIMENTE ACHEI MUITO INTELECTUAL E FIQUEI REPLETA DE CERTA CONCORDANCIA!HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA!!!!!A QUEM QUERO ENGANAR!ESSA COISA E CHATERRIMA CHATA DAS CHATAS!FAZ UMA HISTORIA MELHOR,Ô TAL DE OCÉLIO!ACORDA CARA!HA HA HA HA HA HA!!!!MÓ COMEDIA!