TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Toadinha de ano novo


(de Vinicius de Moraes, sobre um outro ano novo - 1964/1965)

E foi-se o ano – ano bissexto arrenegado! – ano ruim, ano safado, ano assim nunca se viu!

(...)

De qualquer modo resta o tomara-que-seja; resta o que a gente deseja, como diz o amigo Guima. E a esperança é uma mulher tão à mão, que é até ingratidão a gente não dar-lhe em cima. Por isso, amigos, que este ano recém-nato, ao contrário do transacto, lhes chegue de fraldas limpas; e vocês tenham um milhão de coisas boas e possam ver suas pessoas num espelho mais bonito.

Que vocês tenham mais Jobim e mais Caymmi; mais paixão e menos crime; mais Zé Kéti e Opinião. E Zicartola continue sua escola com essa branquinha pachola que se chama Nara Leão. Pois a verdade é que tudo se renova: bossa velha fica nova, o que eu acho muito bem. Só não renova quem já está com o pé na cova, quem não cria e não desova, quem não gosta de ninguém.

Que vocês tenham mais Drummond e mais Bandeira, e eles deixem de leseira e venham mais para a rua. E que Schmidt, em lugar de dar palpite, venda com mais apetite no Disco da velha Lua.

Que João Gilberto continue longe e perto, cantando pelo deserto seu canto de solidão. Canto que vende para a causa brasileira muito mais que o Bemoreira, o Rei da Voz e o Dragão. Que a linda Astrud nos mande mais amiúde, de Nova York ou Hollywood, os ecos de sua voz; voz que faz mais por nossos pobres Cr$ do que os trustes estrangeiros que proliferam entre nós.

(...)

Que nasçam poemas, nasçam canções, nasçam filhos; e se terminem os exílios e se exerça mais perdão. E brotem flores das dragonas militares e não mais se assustem os lares com esses tiros de canhão. Que todos se unam, se protejam, apertem os cintos; se reúnam nos recintos com esperança brasileira. E que se dê de comer a quem não come, porque o povo passa fome: e a Fome é má conselheira...

(...)

E finalmente que eu, pequeno mas decente, siga sempre para a frente com meu amor ao meu lado. E ela me dê no mais próximo presente, o presente de um futuro sem as dores do passado.






2 comentários:

Glória disse...

Amanda,
Perdi pela viagem,
as forças e a coragem, a imagem do que sou, e o que eu sou, o que esconder a última verdade o que perdeu a única metade...Amanda vou te enfeitar de tanto amor.
(Antonio Marcos). Vinícius teria gostado de te conhecer, pequena.

Amanda Teixeira disse...

Ah, Glória...

Que lindo!

Eu é que teria gostado de conheceer o Vinicius. Se ele quisesse, eu aceitaria ser a décima esposa dele. rs

Beijos!