TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Interblogs


João do Crato, grande intérprete da musicalidade caririense, ainda não tem disco gravado
Texto: Carlos Rafael (com dados do blog da Mostra Sesc Cariri de Cultura)
(foto: Dihelson Mendonça)
Quase todos os artistas da área musical do Cariri, - cantores, músicos, arranjadores e compositores, que são referência da bem específica musicalidade da região, - já registraram seu trabalho em disco. Dentre estes, fazem parte Tiago Araripe (o pioneiro com o ainda long playing Cabelos de Sansão), Cleivan Paiva, Bá Freire e Rosemberg Cariry, Abdoral Jamacaru, Zé Nilton Figueiredo, Luiz Fidélis, Pachelly Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Lifanco, Lívia França. Zambumbeiros Cariri, Jonteilor, Nacacunda, Leninha, Manel D’Jardim, Stênio Diniz e muitos outros.

No entanto, duas figuras carimbadas do meio artístico local, o tecladista Dihelson Mendonça e o cantor João do Crato, ainda não o fizeram.

Sabemos que Dihelson está em fase de finalização do seu primeiro disco Em Busca da Perfeição, que está sendo aguardado com grande ansiedade. Mas, João do Crato, apesar de participar de vários discos produzidos na região, ainda não sinalizou se pretende fazer o mesmo.

É uma pena, pois João do Crato é um intérprete que alia inconfundível performance de palco com sensibilidade musical, tanto na escolha do repertório quanto na sua interpretação.

João do Crato, estreou profissionalmente nos palcos musicais como vocalista da banda “Chá de Flor”, por ocasião do Festival Credimus, ocorrido no Teatro São José, em Fortaleza, no ano de 1980. Posteriormente, a banda Chá de Flor (na qual Blandino Lobo inspirou-se para batizar a sua famosa cachaça temperada) excursionou pelo Cariri, onde se apresentou no palco central da Exposição do Crato.Ao lado de Lúcio Ricardo, Batista Sena, Môna Gadelha, Zé Wertz, Siegbert Franklin, dentre outros, João do Crato era um dos nomes que movimentava a cena roqueira do Ceará.

De volta ao Cariri, João do Crato excursionou com a Banda Cariri pelo interior dos estados do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco, fazendo shows e bailes, regados, exclusivamente, ao melhor da música popular brasileira. Nessa época, a Banda Cariri tinha um elenco de virtuosos músicos, como o guitarrista Cleivan Paiva e o baixista Manel D’Jardim.

E foi em parceria com Manel D’Jardim, arranjador e violonista, que João do Crato iniciou sua carreira solo, interpretando os grandes compositores contemporâneos caririenses, a exemplo de Abdoral Jamacaru, Cleivan Paiva, Pachelly Jamacaru, Geraldo Urano, Luiz Carlos Salatiel, Luiz Fidelis e outros.

Há muito que os admiradores de João do Crato, como eu, aguardam seu disco de estréia. Um marco que coroará sua brilhante, longa e profícua carreira.
publicado no blog CaririAgora! (http://www.caririag.blogspot.com/)

4 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Nunca uma matéria foi tão oportuna e em tempo certo. Conversava com João à quatro dias atrás, exatamente sobre, isso! Falei que precisava dar o ponta pé inicial, que as coisas se fariam acontecer. Tem sido assim com os meus. João merece por tdo que é como pessoa e mais ainda pela referência artística, pela bagagem enfim! De certo contará conosco! Mais é preciso que der o ponta pé incial!
abraço

Domingos Barroso disse...

João do Crato,
pura ternura!
Abraços.

Dihelson Mendonça disse...

Permita-me aqui falar a bem da verdade:

O João do Crato é patrimônio do Cariri, mas esse fato de ele não ter ainda um CD gravado é pura e simplesmente por culpa dele próprio. Hoje em dia até os mais artistas pés-de-chinelo podem gravar um CD, e com a amizade e carinho que temos pelo João, não é por falta de convite, nem por falta de dinheiro que o João não tem um CD. Pelo menos um CD.

O Zé Flávio até já andou querendo patrocinar o CD dele, e se João dissesse HOJE que quer gravar uma faixa, nós temos meu estúdio, tem outros estúdios que com certeza, faríamos até de graça pra ele.

O que está faltando é ele dar o primeiro passo. Os artistas são assim mesmo, desligados.

Eu, por exemplo, também não tenho CD gravado. Culpa de alguém ? NÃO. Possuo mais de 100 composições e um estúdio à minha disposição. E se eu ainda não fiz meu CD foi por diversas razões puramente pessoais de que há sempre algo MUITO MAIS importante a fazer do que um CD. Creio que o João, com todo o seu altruísmo pensa dessa forma. Ele se dá tanto às causas das pessoas que se esquece dele próprio.

Mas ainda CONSEGUIREMOS amarrar o João e trazer para o estúdio para ele gravar. Creio nisso.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Complementando:

Porque o João do Crato é um monumento que o Crato possui. Que todos nós possamos incentivá-lo para que ele possa se interessar e ver alguma utilidade em se registrar um trabalho tão digno, tão histórico, tão eloquente quanto o deste homem simples, que possui um grande coração, chamado João do Crato.

Abraços,

DM
P.S - Rafa, meu CD está sendo gravado, e você é parte dele. Obrigado por suas considerações tão elogiosas. Espero que ele possa corresponder a pelo menos 10 por cento das expectativas, se bem que eu não sei o que o povo espera. Só sei que muita gente não irá entender ou gostar, porque é um CD Mucho Loco... xiiiiiii rs rs rs rs espero que gostem, hein?...

Abraços.