TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 26 de abril de 2008

Interblogs

Recentemente, este blog trouxe vários comentários a respeito de um dos maiores fenômenos musicais da história: o alagoano de Lagoa da Canoa, Hermeto Pascoal.
O genial músico abriu O Festival de Música Antiga em Araripe, CE, no último dia 16 de abril.
O blog Cabelos de Sansão, do cratense, cantor e compositor Tiago Araripe, trouxe uma descontraída matéria que fala deste alquimista do som e suas bruxarias do bem.

Vale a pena ler.
It's All True!

(Carlos Rafael)

Presenciei cenas impagáveis nos bastidores do Festival Abertura. Aqui, algumas delas.
Ficou a cargo de Tim Maia um dos shows do evento global. Na época, Tim era adepto da Cultura Racional. Só se apresentava de branco, mostrando na mão exemplar do livro Universo em Desencanto. Acontece que usar branco ainda era tabu para os padrões técnicos da televisão de então. Estourava a fotografia, coisa assim (a TV em cores ainda era relativamente recente no Brasil).Criou-se um impasse, já que Tim Maia não arredava pé de cantar vestido de branco. No fim, a vontade do artista venceu a limitação da tecnologia.
Outro craque que desafiava os padrões da Rede Globo era o Hermeto Pascoal. Ele concorria com a música Porco na Festa. Com um detalhe: sua apresentação incluía a participação de porcos de verdade, o que causou um rebuliço na produção do festival. Afinal, havia uma alto grau de imprevisibilidade na presença dos suínos em um festival meticulosamente planejado para nada dar errado. Presenciei Hermeto dizendo em voz alta que se os porcos ficassem de fora, ele também ficaria. Mais uma vez venceu o artista. E os porcos. Ainda bem.
Em outra ocasião, a produção marcou uma reunião com os artistas. Chegamos ao local combinado e a porta estava fechada. Ficamos esperando sentados na escadaria. Já passava do horário estabelecido quando chega Hermeto. Ao ver aquele grupo de músicos, intérpretes e compositores naquela condição precária, se dirigiu à entrada e gritou que ou abriam ou ele derrubaria a porta a cabeçadas. Abriram.

Tiago Araripe

http://www.cabelosdesansao.blogspot.com/

Nenhum comentário: