TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 21 de dezembro de 2008

Princípio da Incerteza


Princípio da Incerteza
[ dedicado a Marta F. ]

D
e que adianta toda a criatividade à cobertura de um pão que já não contém o miolo ?
De que adianta toda a ética da retórica, se a ação resultante é nula e impotente ante a vastidão do universo? Vã é toda fé do espírito que não se baseia em uma profunda incerteza e dúvidas ante todas as coisas, assim como é preciso ser profundamente fervoroso para se tornar um cético ou um cínico.

...mas assim é o mundo tal qual o conhecemos; Viver por entre abismos fugazes de incertezas, em clarões de memória e esquecimento, onde nada é firme, nada é permanentemente acessível todo o tempo, e tudo é tão assaz corruptível. É da incerteza que vivemos! Não de méritos da alma nem do corpo. E pomos as cinzas arrogantes da consciência de todas as virtudes e do que poderia ser a nossa existência nesses breves lampejos de "insight" e "verdade", buscando como cegos buscariam, vagalumes em noites sem lua em um planeta desabitado.

Melhor seria pois, viver na escuridão de um esquecimento, sem vagalumes, sem luas, ou vagando em círculos pela eternidade, eis que breve é o tempo, fugaz é a lembrança e pálidas são todas as virtudes humanas! Mas quem assim o realiza ? Quantos de nós? Ahh... Perfeita é a ventura de viver sem temer aquilo que fingimos não ser, a fim de nos tornarmos aquilo que verdadeiramente já o somos de fato. E o resto ? O resto são apenas cinzas lançadas no vendaval do tempo e da história !

Dihelson Mendonça
.

6 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

...pois a vaidade humana não tem limites. O seu conhecimento, tem!

Dihelson Mendonça

Eu, Thiago Assis disse...

Uma vez eu disse que a incerteza é o sentido da vida, é a graça pque há na vida.
Cada dia me convenço mais disso.

E eu gostei muito disso:
"buscando como cegos buscariam, vagalumes em noites sem lua em um planeta desabitado."
Queria ter escrito Oo
uhahuahuahuhuauhauhauhhau


Thiago Assis,
www.thiagogaru.blogspot.com

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Thiago Assis,

Obrigado pelo comentário.
Estás certo. Cada vez mais certo. Estamos todos dentro do torvelinho da incerteza. Mas isso é ao mesmo tempo belo, porque desperta em nós o entusiasmo do novo, e tornam quase nulas todas as experiências passadas, ou pelo menos, duvidosas, matéria a ser posta à prova.

Pelo princípio da incerteza de Heisenberg, para se medir com precisão a posição de um elétron, é preciso o emprego de radiação dentro do perímetro da incerteza. Resumindo e pulando a parte teórica, chegamos à conclusão que o método acaba interferindo nos resultados, o que pode ser expandido para o sentido geral da existência humana.

Vou pular "n" capítulos e te dizer só o seguinte:

"O que mais que estraga nossa vida, é a ferramenta que usamos para medir o mundo. Somos como elétrons interagindo sob intensos campos de energia. Podemos determinar a sua posição exata, mas não sua energia! Uma coisa, ou outra...e vivemos entre 2 abismos!"

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Marta F. disse...

Querido Dihelson, "o que mais estraga a nossa vida, é a ferramenta que usamos para medir o mundo"?
Querido, eu gostaria imensamente se repensasse a respeito, e se concluir que está certo, troque a sua ferramenta, troque.
A minha não estraga a minha vida, nem tenho a intenção de estragar a de alguém.
Se puder acreditar...oh, se pudesse, milagres acontecem todo dia.
Meu abraço.

Marta F. disse...

Olá jovem Assis, não fique na incerteza, quando for pra dizer, diga. E ria menos quando o papo for sério.
Dei uma passada de vista no endereço e gostei das criações, viu? Vai criando...os "velhos" precisam dessa juventude cheia de vontade, de coragem e inspiração, seja bem-vindo.

Dihelson Mendonça disse...

Querida Marta,

Que bom que a sua ferramenta é boa, adequada para medir o seu mundo. Falei de maneira geral. Cada um se utiliza das ferramentas de que a "natureza" lhe dispôs. Alguns são mais afortunados que outros. Qual a medida do homem senão pela ferramenta com que mede todas as coisas ? O homem é a grande medida de tudo ? Sério ? Acho que até Protágoras de Abdera tinha lá suas dúvidas...fico com Heisenberg mesmo.

Abraços,
Feliz Natal!

Dihelson Mendonça