TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Tênues lembranças - Para Teresa Abath



Crato ,1958
Eu tinha exatamente sete anos.Por razões familiares , mudamos por uns meses para um pedaço de rua , extensão da nossa Praça da Sé.
Uma pequena vila de casas , a residência dos Teles (Zé Flávio) , a minha morada, e o Colégio Pio X( antes da construção da sua sede oficial ).
Se fechar os olhos , sinto os cheiros das flores dos jardins : jasmim, dama da noite, lírio...Casa de Dr. Eldon Cariri, Dona Edistia Abath, Sr. Antonio Siebra e Dona Nailê Felício.
Nas calçadas , a gurizada, de olhos e sonhos no Carrocel Maia.
Convivi com as meninas mais novas de Dona Edistia. As mais velhas( hoje , todas da minha idade) : Neide, Distinha e Teresa.
Neide era de uma beleza esplendorosa. Beleza greco-romana. Loira natural , pele clara, traços belos e delicados. Lembro que ganhou um concurso , como a Rainha de todos os Colégios da cidade. Competira pelo Colégio Sta Tereza de Jesus , vestida de espanhola : Arrasou!
O segundo lugar ficou com Edite Alencar ( belíssima também) , em trajes de romana , representou o Colégio Estadual , e a terceira , Teresa Moreira Aragão ( minha prima ) , respondeu pelo Colégio Madre Ana Couto , a La Carmen Miranda.
Todas muito belas e glamurosas.
Teresa , era clarinha , cabelos claros , usava óculos , e tinha cara de menina intelectual.
O tempo passou...Ficou o cheiro de jasmim, guardando esta lembrança para mim.
Fiquei longe do Crato por 25 longos anos. Um rigoroso inverno , alternado de todas as estações. Vivi, fui feliz !
Outro dia, numa lembrança sentimental , José do Vale fez uma alusão à Teresa Abaht. Claude repetiu o carinho... Tenho um primo que a chama de amiga (Francisco Montoril).
E aí, resolvi rasgar o véu da invisibilidade , e dizer para Teresa , que ela é da nossa tribo ... dos Cariris ! Do povo que mesmo distante , nunca saiu.
Afora essas referências , como se não bastassem , o melhor amigo do meu avô paterno ,Alfredo Moreira Maia era o Sr. Teophisto Abath.
Complementando as minhas lembranças :
O desfile/apresentação das rainhas dos Colégios foi no palco da Rádio Educadora. O auditório esteve lotado.
Dihelson nem Pachelly eram nascidos...Porisso não registraram o fato.
Quem sabe Edilson Saraiva ?
Naqueles tempos os brinquedos em voga era o " bambolê" e o pula-corda.
Não existiam sandálias japonesas. A gente usava a "pisa-na-filô", e adornávamos os cabelos com "gigoletes" cheios de florzinhas , aplicadas.
A música de sucesso era uma canção ou canções de Anísio Silva e Nelson Gonçalves , como "O Sol" , "Quero beijar-te as mãos", "Revendo agora o meu Jardim"...
De olhos abertos, e todos os sentidos despertos , as lembranças continuam fluindo...Ainda bem que , no nosso presente existe a poesia , a música, todas as artes , e a nossa contínua construção como seres humanos , que buscam iluminação !
Imaginem se Anísio e Nelson eram bregas...Nada disso !
Enquanto aprendíamos a cantá-los, nas amplificadoras da vida , ouvíamos também clássicos como "O Guarani", "Lenda do Beijo", "Canção do Moulin Rouge" ...
Acho que de cada rosto do Crato tenho uma mémória saudosa, olorosa, musical...
Partilhá-las com vocês , muito me alegra !
O povo diz que tenho memória de elefante...
Será ?
- Eu tenho belas e tênues lembranças !

Nenhum comentário: