TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 9 de abril de 2009

utilidades

Chegou com todas as ferramentas.

Uma amiga havia me alertado antes: - Estes é que prestam, não vá querer um homem culto, chega em casa e vai ler, não sabe consertar nada... - Dei muita risada.

Recebi novamente em casa o, entre outras coisas, marceneiro. Que parou diante do móvel fixado na parede dois dias antes, um falso Rodin contemplando O Pensador quando pronto.
- Ahnran, ficou bom mesmo o armário.
- TEMOS que agradecer o seu trabalho agora e para SEMPRE, ficou perfeito.
- Ah, não tem que agradecer nada...
- Por favor, todo mundo pede elogios, até inconscientemnte. Normal. É uma invenção da cortesia social enaltecer uns aos outros. Como não se chega ao "Amai-vos uns aos outros", enaltecei-vos parece aproximar-se disso.
( A civilização tem fabricado códigos e símbolos na modelagem dos comportamentos)
- Mas eu não pedi um elogio. Só disse que ficou bom.
- E a cortesia pede que o ouvinte também elogie, foi o que fiz.
- Mas falou num tom irônico.
- É que às vezes tô refletindo alguma coisa enquanto falo. (às vezes as expressões me delatam mesmo calada...)
- Sua poetinha maluca, nunca elogiou meus beijos por exemplo, cadê a cortesia?
- E foi? Nesse caso é melhor tu ir treinando, quem sabe eu não fico mais cortês?

Um comentário:

delazari disse...

rs*boa noite,bom final de semana!