TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 9 de janeiro de 2010

História do Cariri - CDPH.






O Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade Regional do Cariri, criado no ano de 2004, por iniciativa dos professores do Departamento de História da URCA  e implantado no ano de 2007,  tem como objetivos a realização de pesquisas históricas, a preservação de documentos e sua difusão entre a comunidade acadêmica e a população em geral.






Entre suas missões estão reunir, sistematizar, preservar e difundir fontes documentais para a pesquisa histórica. Para tanto, recebe a doação ou a custódia de fundos documentais, tendo como primeiro acervo custodiado, a documentação que se encontrava no Fórum da Cidade do Crato – CE, compreendendo inventários post-mortem, testamentos, autos de partilha, petições, processos criminais, hipotecas e outros documentos referentes aos séculos XIX e XX.


O acervo recebido está em fase de identificação e catalogação. Para a realização de tal tarefa, a coordenação do CDPH conta com o auxílio dos estudantes do curso de História da URCA que complementam suas atividades acadêmicas nas atividades de identificação, limpeza, catalogação e pesquisa e colaboram para a constituição de um catálogo que permitirá aos interessados na história da região do Cariri ter mais uma fonte para suas consultas e pesquisas.



Informações:   professordarlan@gmail.com 

2 comentários:

jflavio disse...

Caro Darlan,

fico feliz pela iniciativa do Departamento de História da Urca. Accredito que vinha faltando pessoas com interesse nesta pesquisa primária. Recentemente recebi duas teses de mestrado (UFC) de duas professoras da URCA a Sara Ribeiro e sua irmã,uma sobre o Trem no Cariri e outra sobre Os Mulatos e Escravos no Cariri em meados do Século XIX. Acheia-as sensacionais e sonho em vê-las enfeixadas em livro. O mais improtante é que são professoras jovens e de carreira muito promissora. Abraço,

Unknown disse...

Valeu Zé Flávio. Como te disse lá no Blog do Crato, as professoras contribuíram para esse projeto ainda quando alunas.