TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 30 de março de 2010

Da covardia do anonimato - por Armando Lopes Rafael




Na coluna “Cariri”, publicada no jornal O POVO do último domingo, assinada pelo jornalista Tarso Araújo, consta a nota abaixo.

“DE VOLTA AO PASSADO
O reitor Plácido Nuvens reeditou portaria de 2008 abrindo mais uma sindicância contra alguns membros da administração anterior da Universidade Regional do Cariri. A primeira sindicância, conduzida por pessoas da confiança do novo reitor e sugerida pela Auditoria, teria agido de forma parcial, já que era totalmente dependente da atual administração. Segundo consta, não foi apurado nada de grave contra os gestores da administração passada. Agora, depois de quase três anos, a sindicância foi reinstalada. Vale lembrar que os relatórios da auditoria foram remetidos ao Ministério Público. Quando os acusados solicitaram o texto do relatório o atual reitor não atendeu ao pleito”.

Um gaiato – residente em Crato – e que se esconde sobre a covardia do anonimato publicou 3 (três) comentários sobre a coluna “Cariri” usando 3 (três) nomes diferentes, embora todas redigida pela mesma pessoa.

Como saber se é a mesma pessoa?
Pelo estilo? Não só por isso. Pelo fato de o número do IP (ou seja, o nº do computador ) é o mesmo: Número do IP: 201.65.88.18

Vejamos os comentários do anônimo covarde:
3.
“POR falar em zuada sonora, moro na pracinha do pimenta, vem uns filhos de papai ligam forró reboleichom nas alturas, é no bar da Gracinha e os carrões dos burgueses ficam no meio de uma curva com risco permanente...o demutrans, a polícia militar,o ibama, a semace foram lá e nada resolveram...observação o bar fica a um quarteirÂO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO CRATO, PROMOTORES ACABEM COM ISSO Q EU QUERO DORMIR PELO MEnos meia hora quando chego do trabalho, me ajudem promotores.
VIZINHO QUE NÃO DORME
Número do IP: 201.65.88.18
28/03/2010
12:00

-------
2.
“O bispo do Crato e o papa pop deviam pedir desculpas aos romeiros do meu padrinho pelo o q a igreja católica fez com o padre Cícero, esse papO furado de re - num sei o q - não adianta de nada, ele não vaaaaaaaaaaai voltar a celebrar missa,casar, cofessar ou batizar, um pedido de desculpa pelo papa basta, como o q ele fez pelos tarados pedófiloS da IrlaNDA...viva a mulher sem túmulo.....
UM ROMEIRO QUE QUER PERDÃO
Número do IP: 201.65.88.18
28/03/2010
11:44

-------
1.
“O PROF.PLÁCIDO DORMIU NO PONTO, TEM UM EX-PRÓ-REITOR DA INGESTÃO RESOG ( O CONHECIDO PROFESSOR COTOCO), entrou pobre tinha um Gol e morava num apartamento alugado pequenino, e saiu com uma casa de 140 mil, no piqui, e um honda civic de 80 mil, o salário em duas encarnações não compra nem finaciado, detalhe ele não casou com uma pessoa rica, não teve herança e nem ganhou no totolec, mas Mino.....
ESTUDANTE AFETADO
Número do IP: 201.65.88.18
11:33
--------------
Pobre anônimo. O jornalista e comunista Jader Carvalho – combativo profissional da imprensa e valoroso intelectual cearense do século passado – gostava de escrever que não respondia a anônimo.

E arrematava:

- Coitado...ou é um corno ou um veado...
Jader talvez estivesse coberto de razão.

15 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Prof. Armando,

Todo anônimo é essencialmente um Covarde! Não abro mão disso. Já que esse site aí permite acessar o IP dessa pessoa, eu sugiro o seguinte:

Todos os provedores de acesso guardam o LOG de quem estava conectado em determinada hora. Basta cruzar a informação: quem estava usando esse IP nessa hora e saberemos quem é o usuário que estava acessando. Se levado à Justiça, ela tem o poder de mandar o provedor revelar quem era o usuário desse IP. Procedimento não muito complicado.

Em muitos casos, tem-se usado esse recurso, a fim de descobrir esses covardes, que nao assumem o que dizem e o que fazem.

Abraços,

DM

Unknown disse...

O anonimato é covarde mesmo.
Sobre a URCA, vejo que o jornalista Tarso continua coligado com o grupo do prof. Herzog, seus aliados e propostas. E sempre faz silêncio sobre os problemas variados daquela administração.

Océlio Teixeira de Souza disse...

Armando, parodiando um ditado popular: "enquanto a caravana passa, os covardes ladram". Seria bom esse "anonimo" se apresentar. Caso contrário, vamos adotar a idéia do Dihelson. Descobrir quem é ele e desmascar-a-lo.

Mas a respeito do assunto, a nota da Coluna Cariri é bem interessante. Afinal, a administração atual vai já fazer tres anos e até agora não disse a que veio. Nenhum projeto novo. Nenhum curso novo. Nenhum mestrado novo. Agora, depois de quase tres ficar jogando a culpa na administração passada... fala sério neh. Isso é coisa de gente incompetente.

Prof. Darlan, é interessante que já ouvi de grandes lideranças do PT do estado do Ceará que a administração do prof. Herzog foi a mais dinâmica que a URCA já teve e que comparada a atual... é no minimo 10x melhor.

Ta na hora de acabar com os rancores e odios. É hora de pensar na URCA, antes que ela vire um Centro Universitário.

Océlio Teixeira de Souza disse...

Ei Dihelson, vc poderia fazer isso pra mim? Tenho interesse em desmascarar esse covarde que fica se escondendo atras de anonimos.

Unknown disse...

Océlio, sobre dinamismo, até a blitzkireg é dinâmica por natureza.
Mas faz parte da política essa sua avaliação, afinal você era um dos principais membros da "gestão" anterior.
Se o PT é sua referência para analisar "gestões", muito me apraz.

A dinâmica que eu sempre critiquei foi a da abertura absurda de cursos privados de graduação, alguns sem a menor condição de funcionamento, cursos sequenciais, o descontrole nas especializações.

Deixaram vários abacaxis e ainda por cima não aceitam crítica nenhuma.

Fora a falta de diálogo, afinal quem estava no poder é que tinha que buscá-lo.
Concordo que temos que olhar para a frente.

Sobre o anonimato, concordo contigo e torço para que descubra quem pratica essa covardia. Fiquei também curioso para ver quem critica e acusa pelas costas. Boa coisa não deve ser ou fazer.

Armando Rafael disse...

A propósito da URCA, leiam o que notícia publicada no "Jornal do Cariri", edição de 30/03/2010:

URCA PODE SER REBAIXADA A CENTRO UNIVERSITÁRIO
por Wilson Rodrigues

A Universidade Regional do Cariri (Urca) corre o risco de perder o porte de Universidade, para ser um mero Centro Universitário. Quem dá o aviso é o presidente do Sindicato dos Docentes (Sindurca), Francisco Augusto Nobre. Explicou Augusto que o projeto de reforma universitária, que deverá ser aprovado no Congresso Nacional até o final de 2010, só considera universidade as instituições que tenham pelo menos 20 cursos regulares com quatro de mestrado ou doutorado, o que não é o caso da Urca, que tem 16 cursos e apenas um de mestrado. O presidente do Sindurca disse que há uma carência de 155 professores efetivos para repor as demandas e manter funcionando os 16 cursos . Augusto revelou que ouviu da subsecretária de Ciência e Tecnologia do Estado, professora Teresa Lenice, que o governador Cid Gomes está decidido não ampliar as três universidades estaduais (Urca, Uva e Uece). Augusto defende uma mobilização regional na tentativa de sensibilizar o governo para não deixar a Urca perder o status de Universidade.

A vice-reitora, professora Otonite Cortez, esclareceu que está previsto um encontro dos reitores das três universidades estaduais com o governador, para tratar do assunto. Disse ela que Cid Gomes vem atendendo todas as reivindicações feitas pela reitoria, inclusive, dobrando os repasses de custeios que em 2006 eram de R$ 21.135.885,00 e em 2010, aumentou para R$ 45.256.829,00. Otonite acredita que o governador não vai deixar a Universidade Regional do Cariri se transformar em Centro Universitário, “até porque, o projeto de reforma universitária ainda está em discussão, sujeito a modificações”.
A vice-reitora disse entender a preocupação do Sindurca, mas discorda no número de cursos regulares divulgado pelo Sindicato dos Docentes. “A Urca tem 16 cursos, mas, são 18 títulos quando somamos o de edificações que está inserido ao curso de topografia e estrada. O mesmo acontece com o curso de bacharelado em biologia irmanado com o de licenciatura biológica”, finalizou a vice-reitora.

Dihelson Mendonça disse...

Meus caros Amigos,

Esse procedimento de descobrir quem estava com determinado IP só pode ser requisitado pelo Administrador do Site. No caso, o site aonde foram postados esses comentários anônimos.

Se tivesse sido por exemplo no Blog do Crato, de posse do IP, eu acionaria a Justiça, que por sua vez acionaria meios para o provedor revelar o nome do usuário.

Aí, Océlio, tudo vai depender do administrador do Site. Ele é que tem jurisdição sobre aquilo que é postado. Se você o convencer a requisitar a identidade do IP em questão.

Abraços,

DM

Armando Rafael disse...

Océlio:

Não vale a pena perder tempo com um marginal desse naipe. Trata-se de um elemento com desvio de padrão comportamental, solerte e dúbio.
Geralmente esses desvios tem origens em fatores genéticos, emocionais, afetivos, sociais e vivenciais.

Ademais, a verdade não só procura aparecer. ELA FORÇA o aparecimento.

Em determinado momento há um ajuste inevitável de contas do somatório do comportamento de uma pessoa ao longo da vida com a Justiça Divina ainda aqui na terra. A história é cheia de exemplos...

E desse ajuste de contas ninguém - absolutamente ninguém - escapa. Mais dias, menos dias, essa pessoa ínadvertidamente deixará uma pista e será desmascarada. E virá à tonas todas as suas mentiras, que incluirãs essas aleivosias traiçoeiras dos:
"140 mil reais no "pequi" e a "honda civic de 80 mil" gratuitamente assacadas por meio do anonimato covarde...

Unknown disse...

Acho que não precisa esperar a "justiça divina" não. Geralmente, maldições não surtem efeitos.
Talvez, alguns efeitos psicológicos.
Se fizer uma busca no Google mesmo, dá para ter uma ideia de onde vem.

Sobre a matéria do Jornal do Cariri e o perigo de virar Centro Universitário, a responsabilidade são dos diversos governos estaduais e das administrações da URCA, todas elas, que tentam tampar o sol com a peneira e sempre ficam a bajular os respectivos governos.
Bajulação não é autonomia.
Vê-se pela fala da atual vice-reitora, o discurso bajulatório e a fuga da questão.

Unknown disse...

Fora que se a postagem do que foi escrito aí foi feita no Jornal, que tal perguntar lá para eles, ou denunciar o conteúdo?

Océlio Teixeira de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Océlio Teixeira de Souza disse...

Caro Darlan, eu sempre reconheci que cometemos erros, afinal toda administração comete(perfeito somente Deus). Até os santos, em vida cometeram erros. Sao Pedro por ex, negou cristo três vezes. Erros cometemos, abacaxis não deixamos. Abacaxi recebemos, como por exemplo diversos funcionários, principalmente no Museu de Paleontologia sem carteira assinada. Entraram na justiça e o atual reitor foi depor a favor deles e contra a urca.

Agora, abrimos cursos auto-sustentados? abrimos sim. Eu não me arrependo. Fizemos uma coisa muito boa, pois levamos educação em lugares distantes. Quanto à qualidade, vc sabe Darlan que nem nos nossos cursos na sede temos essa qualidade total. Veja nosso curso de história, com tantas falhas e falta de infra-estrutura. Assim, os cursos autosustentados tinham problemas como os da sede, mas nada que não conseguissemos contornar e resolver. Os professores eram e creio que ainda são de alta qualidade, capacitados e comprometidos.

Não concordo com vc quando diz que a situação da URCA é resultado de politicas passadas das administrações e dos governos do estado. Ora, se pegarmos desde o prof. Teodoro a URCA vinha num crescente, passando por Dr. Edmilson, Dona Violeta e André. Na nossa gestão nós criamos 4 novos cursos de graduação(a urca só tinha 12, portanto um aumento da ordem de 30%), criamos o primeiro mestrado, criamos o Geopark, aumentamos o números de vagas em cada curso, criamos os cursos sequenciais, abrimos com recursos do FECOP cursos em diversos municipios, onde o aluno recebia uma bolsa de 70 reais. Criamos a unidade de Iguatu auto-sustentada sim, mas se nós não tivemos essa coragem a cidade de Iguatu hoje não teria um curso de direito e um de enfermagem. Conosco, assim como nas administrações passadas, a URCA CRESCEU. Podemos dizer o mesmo hoje????

Caro colega, não podemos ficar presos a velhos chavões de esquerda. É preciso ousar, e ousamos. Seus companheiros de partido hoje apoiam Sarney, Collor, Jader Barbalho e outros pilantras da politica brasileira. E não vejo reclamar disso.

E mais uma vez digo: cometemos erros sim e eu reconheço isso. Agora, nossas ações e atitudes superam em muito nossos defeitos.

Meu bom amigo Armando, obg pelas suas palavras de apoio a todos nós da adm passada. Como diz um ditado popular, "Deus escreve certo por linhas tortas". Isso é o que estamos vendo hoje.

Unknown disse...

Océlio, a questão não são os meus companheiros de partido. Não respondo por eles. Assim como você não pode responder pelos seus companheiros de Igreja que praticam certos crimes.
Talvez a nossa maior divergência seja essa: sou terminantemente contra abrir curso privado de graduação em UNIVERSIDADE PÚBLICA.
Nosso parâmetro não deveria ser a UVA e seu modelo fast-food, imitando as particulares.

Nosso modelo deveria ser outro, incentivando a gratuidade, a pesquisa, o ensino de qualidade.
Não sei qual o motivo da URCA ter aberto curso de História em Banabuiú, em Quixeramobim, só para ficarmos nessas duas cidades. Fora a inumerável quantidade de turmas de outros cursos por todo o estado e até fora do Nordeste.
Essa sempre foi a minha crítica maior.
Sobre o papo de honestidade, quem fica falando muito disso e apontando a corrupção dos outros,essa coisa de vestal, nunca foi o meu discurso. Quem usa desse discurso é que deve saber que ele tem consequências.

Saudações acadêmicas.

Armando Rafael disse...

Ilustre prof. Darlan:

Como o Sr. é um ufanista ateu, não deve acreditar no acerto de contas que todos nós um dia teremos de fazer ante a Justiça Divina. Daí porque nem precisava interpretar meu comentário na sua frase abaixo:
“Geralmente, maldições não surtem efeitos”
Até mesmo porque não lancei nenhuma maldição.
Não é do meu feitio faze-las.
Entretanto, dentro das minhas crenças pessoais, tenho forte convicção da existência da Justiça Divina.
Que é a justiça de Deus?
É o modo de Deus agir em relação às ações do ser humano. Estes, ao final são os únicos causadores de suas próprias desgraças. A justiça de Deus não inocenta os culpados, por mais escondidos que eles estejam, nem culpabiliza os inocentes, por mais caluniados que eles sejam.
Colhe-se o que se planta.
Por isso creio que a justiça de Deus, infinita e misteriosa, tem motivo certo e medida certa na hora certa.
Deus retribui a cada um segundo a sua medida.
Só isso.

Unknown disse...

Sr. Armando,
Realmente não me senti atingido no seu comentário até porque não estou envolvido no caso em questão.
Apenas comentei sobre essa estranha justiça divina. Mas cada um é livre para acreditar no que quiser.
E se ela existir, segundo sua crença, muita gente tem que se preocupar de verdade!