Passagem do livro de Tucídedes (IV, 80) que relata acontecimentos de 424 a.C.:
“Ao mesmo tempo, havia nisto um pretexto conveniente para enviar para fora os hilotas, pois temia-se uma revolta deles, favorecida pela recente ocupação de Pilos. Não há dúvida alguma que tal medida lhes foi inspirada pela grande quantidade de homens jovens entre os hilotas, pois a conduta dos lacedemônios [espartanos] sempre foi guiada essencialmente por sua desconfiança daqueles. Os lacedemônios [espartanos] pediram-lhes que designassem aqueles que dentre eles que os houvessem melhor ajudado na guerra, dizendo que queriam alforriá-los. Na verdade, era apenas um ardil; eles achavam que aqueles que fossem os primeiros a reivindicar a liberdade por orgulho d’alma seriam igualmente os primeiros a sublevar-se.”
Fonte: (CARDOSO, Ciro F.S. Trabalho compulsório na Antigüidade: ensaio introdutório e coletânea de fontes primárias. Rio de Janeiro: Graal, 2003, p. 131).
Mais um exemplo da relação social da escravidão. Em Esparta, a escravidão era estatizada, os hilotas eram cedidos às famílias espartanas. O texto de Tucídedes relata a estratégia utilizada pelos espartanos para evitar rebeliões. Um exemplo da luta de classes, conceito marxista considerado obsoleto por seus detratores.
Aproveitando a postagem, divulgo artigo sobre a desigualdade jurídica numa sociedade pré-capitalista, no caso, o Brasil escravista:
http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/cadernos/article/viewFile/34/53
Aproveitando a postagem, divulgo artigo sobre a desigualdade jurídica numa sociedade pré-capitalista, no caso, o Brasil escravista:
http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/cadernos/article/viewFile/34/53
Um comentário:
Olá!
Recentemente o Instituto Sangari publicou estudo sobre a violência nos últimos 10 anos no Brasil. Dados alarmantes, que demonstram que a violência que nos assusta no local onde moramos é um fenômeno nacional. O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ALGUMAS REFLEXÕES? QUAL O PAPEL DE TODOS? Leia! Divulgue e deixe seu comentário:
www.valdecyalves.blogspot.com
Veja um vídeo do qual participei comentando sobre a violência na mídia:
http://www.youtube.com/watch?v=ljsdz4zDqmE
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS! Não deixe de seguir o meu blog e assinar o feed.
Postar um comentário