TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ô diploma caro!



No tempo em que o Prof. André Herzog foi reitor da URCA (2003-2007), foram criados os cursos de graduação fora da sede. Cursos com aulas nos fins de semana, com cobranças de mensalidades. A expansão do ensino superior, na visão do grupo que administrava a universidade ("gestão" como preferem dizer, adotando o receituário neoliberal), se daria através do ensino pago, como faz a Universidade Vale do Acaraú.  

Alguns desses cursos só foram reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação no ano passado, já na reitoria de Plácido Nuvens e Otonite Cortez (reitor e vice-reitora). Eu, quando fiz parte da atual reitoria, fui a favor que se cumprissem os compromissos assumidos e que os cursos, depois de terminadas as turmas, não fossem mais abertos. Saí do cargo de chefe de gabinete há mais de dois anos. Discordei do "esquecimento" de certos princípios e da permanência de antigas práticas. E continuo contra a cobrança de mensalidades em cursos de graduação numa universidade pública. Sou contra cursos de graduação com aulas apenas aos sábados e domingos. Sempre mantive essa posição. Não sou contra os estudantes. Só acho que a expansão do ensino superior não se faz assim. Ou não deveria ser feita. 



A vice-reitora, Profª Otonite Cortez teve posição oposta à minha. E até hoje, defende a abertura de novas turmas, fato que posso comprovar pelo interesse constante da mesma em abrir turmas do curso de História. Acontece que o reitor  Plácido Cidade Nuvens adotou uma postura de "Pôncio Pilatos", ao mandar para cada departamento da URCA, a decisão de abrir ou não mais turmas do programa PROÁREAS. Felizmente no Departamento de História, a posição da minha colega de colegiado e atual vice-reitora foi derrotada e cursos de História nesse modelo, não mais. (Pelo menos por enquanto). 

Os alunos não tem culpa de nada disso que eu estou narrando. Com muito esforço e sacrifício conseguiram terminar seus cursos. Apenas peço aos leitores do blog que observem onde a URCA foi parar ministrando cursos de graduação, fora da sua área regional e mais, se não damos conta nem dos nossos campi, o que dirá pelo Nordeste afora? E mais, reparem em uma das exigências: setenta reais pelo diploma!!! Nem falo das mensalidades, afinal, foram feitos contratos e os alunos sabiam disso. Mas SETENTA REAIS pelo diploma? Do que é feito esse dilpoma? Ou será que é tão caro para registrar esse documento? Pobres alunos, reféns de uma universidade pública que se comporta como faculdade privada! 

Leiam a matéria do site da URCA (clique aqui para ir ao link original) : 


 "O Departamento de Ensino de Graduação – DEG da URCA, divulga calendário para entrega dos Diplomas dos Cursos do PROAREAS. A entrega será realizada nos Horários: das 9 às 12hs e das 13 às 16hs. O endereço do local de entrega será divulgado, posteriormente, pela secretaria do curso.

DATA MUNICÍPIOS

09/06/10 Abaiara, Aurora, Barro, Mauriti, Milagres;

11/06/10 Nova Olinda, Umari, São José das Piranhas;

15/06/10 Brejo Santos, Jardim, Jati, Penaforte, Porteiras;

17/06/10 Cedro-CE, Várzea Alegre, Banabuiu, Quixeramobim;

A partir do dia 25/06 Pereiro, Icó, Petentecoste, S. G. do Amarante, Novo Oriente, Orós, Potiretama, Alto Santo, Iracema, Erere – Serão entregues ao Coordenador, através de Procuração.

PARA RECEBIMENTO DO DIPLOMAS o Aluno deverá estar:

1 – Quites com o Pagamento das Mensalidades;

2 - Quites com toda a documentação (Ver relação de Pendências de Documentos necessários);

OBS: O aluno que encontrar-se com divergências de dados nos documentos, só poderá receber o diploma, após as devidas correções;

3- Taxa de Pagamento Original no valor de R$ 70,00 (setenta reais) depositado em favor da FUNDETEC - Caixa Econômica Federal – Agência – 0684 – Conta – 175-3. Não serão aceitos depósitos em caixa eletrônico.

OBS: os cursos foram ministrados através de Termo de Parceria URCA/FUNDETEC – Instituição de Direito Privado sem Fins Lucrativos. O valor da mensalidade cobrada média de R$ 130,00 – para atender as despesas básicas de funcionamento do curso: Valor da Hora/Aula das Disciplinas, Encargos Sociais, Serviço de Coordenação e Secretária, Material de Expediente, Material Didático, Translado dos Professores, Coordenadores e secretárias. Não Contemplando o valor correspondente aos Diplomas."


Nenhum comentário: