TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Combatendo o preconceito: O que prega o ateísmo?

Segundo a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos - ATEA,  a resposta para esta pergunta é a seguinte: 


- "Nada. Ao contrário das religiões organizadas, o ateísmo não possui textos sagrados ou hierarquia. O ateísmo não é e nem possui uma doutrina e portanto a única coisa que todos os ateus têm em comum é a ausência de crença em deuses."

Todo ateu é anti-religioso?
- "Não. Há ateus que vêem a religiosidade positivamente, outros a entendem como uma posição inofensiva, e há aqueles que vêem a religião como um mal. Infelizmente não há dados confiáveis para saber qual a proporção de cada um."


 Por que alguém se torna ateu?

- "Essa pergunta só faz sentido para muitas pessoas porque atualmente o ateísmo é minoritário no mundo, embora componha importantes frações da população de muitos países. 

Todo mundo nasce ateu, ou seja, sem crenças em quaisquer deuses, e a maior parte das pessoas adquire essa crença devido à doutrinação em casa e na escola. Portanto, ao contrário do que acontece com a religião, alguns ateus sempre foram ateus, e outros se tornaram ateus. Mas ainda assim é claro que qualquer forma de ateísmo deve ter justificativas sólidas. 

No que diz respeito à existência de qualquer entidade, a posição "default", ou padrão, é a de descrença: das infinitas entidades que podemos imaginar, cremos apenas na existência da diminuta fração de coisas a respeito das quais temos boas razões para acreditar que existem (do contrário, creríamos na existência de um enorme número de coisas cuja inexistência não podemos provar, como um bule de chá azul na órbita de Marte, e dragões invisíveis e indetectáveis por qualquer meio conhecido). 

Os agnósticos entendem que os argumentos em favor do teísmo não são suficientes para decidir a questão. 

Os demais ateus entendem que nenhum desses argumentos se sustenta, e em alguns casos também vêem importantes argumentos contrários ao teísmo."

Mais perguntas e respostas? Visite o site da ATEA

 Ajude a combater o preconceito só porque não se acredita em divindades. 

Nenhum comentário: