TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Documentário sobre Reisado Dedé de Luna será lançado neste sábado

Alegria, cores, beleza e poesia deverão marcar esse sábado, dia 08, no Terreiro do Reisado Dedé de Luna com o lançamento do seu primeiro documentário.

O Reisado Dedé de Luna da cidade do Crato reúne a tradição e a inovação liderado pelas mestras Mazé e Penha, filhas do brincante e mestre Dedé de Luna. O reisado resiste e se afirma com características próprias demonstrando que as manifestações artísticas e culturais de caráter popular se modificam e se reinventam com o passar dos tempos.

Para registrar a história deste grupo e essa relação entre a tradição e a inovação foi produzido um documentário pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, com a parceria do Coletivo Camaradas.

O documentário será lançado neste sábado, dia 08, às 18h30, no Terreiro do Reisado no Bairro Muriti. O lançamento é aberto para a comunidade.

Para a Mestra Mazé esse documentário é como “aquela sementinha que você planta e depois vai colher as mais belas flores”. Ela destaca que esse trabalho vai possibilitar divulgar o trabalho do grupo e que é um incentivo para continuar. “Estamos dando continuidade ao trabalho de Papai e preparando as gerações futuras para dá continuidade ao nosso trabalho”, enfatiza a Mestra.
Esse é o terceiro documentário produzido pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, os dois primeiros foram das Mulheres do Coco da Batateira e da Mestra Zulene e o quarto será sobre o Maneiro do Pau do Mestre Cirilo que a previsão é que seja lançado no inicio de fevereiro.

Nenhum comentário: