TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 1 de abril de 2011

+ 1 + 1 + 1 (José Nilton Mariano Saraiva)

Pois é, o seleto e culto continente europeu se rende ao óbvio ululante. Depois da tradicional Universidade de Coimbra (Portugal), agora é a vez da não menos gloriosa Universidade de Salamanca (Espanha) conceder o título de "Doutor Honoris Causa" ao "analfabeto" Lula da Silva. A continuar assim, é bem capaz de a “tucanalhada” e simpatizantes terem algum infarto, se não resolverem, antes, cortar os pulsos. Mas, como a notícia orgulha todo o Brasil, aí vão as versões em Português e Espanhol, a fim que não haja dúvidas.

Em Português...

"UNIVERSIDADE DE SALAMANCA APROVA A CONCESSÃO DE DOUTORADO HONORIS CAUSA A LULA (31/03/2011)
O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca, que está entre as 5 mais antigas do mundo, fundada em 1218, acaba de aprovar a concessão do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-presidente Lula.
A reunião ocorreu ontem, dia 31/03/2011, em Salamanca, Espanha. A distinção ao ex-presidente foi solicitada e aprovada pela Faculdade de Educação e pela Faculdade de Filologia da Universidade.
Segundo a decisão da Universidade de Salamanca, o título concedido se deve ao "esforço realizado por Lula da Silva para universalizar a educação a toda a população do Brasil, tanto no nível básico como na educação superior, na qual criou um intensivo sistema de bolsas com importantes dotações orçamentárias". O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca citou, também, que o presidente Lula "incrementou o orçamento e melhorou a situação dos professores dotando a carreira da dignidade necessária para que toda a população do Brasil, um país onde os índices de desenvolvimento e crescimento são altamente elevadas e se apresenta já como uma das grandes potências econômicas do futuro, tenha ao seu alcance os melhores níveis de educação e cultura".
A Faculdade de Filologia da USal citou ainda a importância da criação da chamada "Lei do Espanhol", de 2005, que torna obrigatória a oferta de espanhol, de forma gradativa, no ensino médio brasileiro, para a concessão do título. O PROUNI também foi lembrado como um dos mais importantes programas de inclusão universitária do mundo. A Universidade de Salamanca foi a primeira universidade estrangeira a reconhecer a importância do programa e oferece todo ano bolsas de estudo integrais, em Salamanca, aos melhores estudantes ingressantes do PROUNI, desde 2010."

...e em Espanhol...

Salamanca, 31 de marzo de 2011
El Consejo de Gobierno de la Universidad de Salamanca, reunido hoy en sesión ordinaria, ha aprobado el nombramiento de Doctor Honoris Causa a Luiz Inácio Lula da Silva, expresidente de Brasil, a falta de ratificación por el claustro de doctores. Dicha distinción fue aprobada por el Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación de la Facultad de Educación y por el Departamento de Lengua Española de la Facultad de Filología. Con el acuerdo de ambos, será el director del Centro de Estudios Brasileños, Gonzalo Gómez Dacal, quien ejerza de padrino para su entrega. El profesor Gómez Dacal fue el encargado de pronunciar la defensa de la candidatura de Lula da Silva en la sesión de Consejo de Gobierno.
Los méritos que avalan la investidura han valorado el esfuerzo realizado por Lula da Silva para universalizar la educación a toda la población de Brasil, tanto a nivel básico como en estudios superiores, para los que ha creado un intensivo sistema de becas con importantes dotaciones presupuestarias. Igualmente ha incrementado los presupuestos y mejorado la situación del profesorado con el objeto de dotar al colectivo de la dignidad necesaria para lograr que toda la población de Brasil, un país donde los índices de desarrollo y crecimiento son altamente elevados y se presenta ya como una de las grandes potencias económicas de futuro, tenga a su alcance los mejores niveles de educación y cultura.
La propuesta del Departamento de Lengua Española se añade a la de Educación para señalar como mérito la implantación del español como enseñanza obligatoria en Brasil a través de la conocida como "Ley del español".

...e um comentário (bem humorado) veiculado na Internet, a respeito:

Que sacanagem com o Lula. Será que ainda não perceberam que o homi quer descansar?. E, também, essa perseguição, só ele é que é escolhido para receber esses prêmios. Num tem mais ninguém? Que pentelhação, vamo deixá o homi em paz. Quase todo dia ele tem que receber um prêmio. Igual aos outros Presidentes, né?

Nenhum comentário: