TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rock do Nordeste perde Segestes Tocantins


Fator RH, em 1989: Segestes é o primeiro da esquerda

Acabei de tomar conhecimento do falecimento de Segestes Tocantins, através de um site cujo link é http://www.recantodasletras.com.br/entrevistas/3306386.  Segestes foi um companheiro das bandas Pombos Urbanos e Fator RH, além de ser um grande guitarrista, cantor de voz potente e compositor inspirado.
No início da década de 80, integrou várias bandas em Salvador, Bahia, onde ficou radicado por um tempo. Quando veio residir em Juazeiro do Norte, na segunda metade daquela década, fomos apresentados através de Lupeu Lacerda, quando, ao lado de João Nicodemos e Marcos Leonel (Marcos Lobisomem), formamos a banda Pombos Urbanos e, depois, a banda Fator RH.  Posteriormente, com a saída de Nicodemos, a banda integrou, como membros, Calazans Callou e João Eymard.
Segestes, que era fumante, sofria de problemas pulmonares. Ela ia se submeter a um transplante, mas não resisitiu a complicações decorrentes da diabetes. Antes, porém, gravou um disco, um antigo sonho, intitulado Na Passagem. O disco está disponível para audição em http://www.raizonline.com/radio/index2radionova.htm
A infausta notícia me deixou fortemente abalado, até mesmo porque estava planejando reunir os velhos companheiros de bandas para juntos comemorarmos, em 2016, os meus 50 anos de vida.

Com respeito, elevo uma prece em sua memória e homenagem.

4 comentários:

Varenka disse...

Obrigada pela homenagem ao meu irmão
Segestes Tocantes que partiu,mas deixou sou voz gravado no CD "NA PASSAGEM" Sua voz potentosa esta gravada no meu coração,sempre vou
levando comigo.Feliz por saber que vais completar mais uma primavera.Abraço te.Varenka

Carlos Rafael Dias disse...

Varenka,

Por aqui, no Cariri, ninguém sabia dessa notícia terrível. Publiquei uma homenagem a Segestes no Facebook, e houve uma grande e automática onda de manifestações, todas lamentando a sua perda física. Ele deixou uma legião de amigos por aqui.

Um grande abraço.

Calazans Callou disse...

Estou profundamente comovido. Segestes foi um desses caras, que sorria para a música, que com sua gentileza e serenidade, me ensinou os primeiros acordes. Hoje estou triste, mas tenho certeza que nós amigos do cariri cerense, conclamamos a todos para registrarmos em vídeo e áudio a história do rock caririense em que segestes com seu estilo ímpar propiciou todo esse legado que hoje desponta na música alternativa do interior cearense. Fica aqui minhas condolências para a família desse cara, que posso chamar de meu verdadeiro amigo. Fica em paz amigo.

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Eu, que convivi com os meninos da Banda, sentia uma vontade enorme de rever o Segestes. Ao Rafa, sempre perguntava por ele. A notícia me deixou muito triste. Alma boa, foi tocar rock no céu.