TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 26 de março de 2012

A Atração dos Fatos - José do Vale Pinheiro Feitosa

Uma das piadas recorrentes no folclore cearense era aquela do sujeito que tinha um apelido que odiava e se chamado perseguiria o provocador. Aí se contava que numa roda os provocadores falavam partes do apelido separadamente e o indigitado vinha como uma fera desafiando que eles juntassem as partes.

Mas não parece que algumas notícias juntam coisas? Por exemplo: esta vantagem que a gravidade está em relação aos divertimentos radicais. Aquela menina lá num parque de diversões em São Paulo, aquele rapaz nas montanhas do Chile e agora a turista baiana que caiu de um parapente aqui no Rio de Janeiro. Eu até já escrevi para meu irmão que mora em Salvador e veio ao Rio só para fazer o passeio e depois deixar-me morto de inveja e humilhado pela minha covardia de nunca ter assumido o sonho de Ícaro. Paulinho: você hoje é mais baiano do que cearense, tome cuidado com a gravidade, viu meu Rei!

O registro histórico realmente mexe com a atenção humana. Ainda hoje conhecemos pessoas aficionadas pelas primeiras e segundas guerras mundiais. Gostam de descrever as batalhas, os armamentos, as táticas e a grandes estratégias da guerra. Poucos percebemos que esta dedicação caberia perfeitamente nos dias atuais. Basta que prestemos atenção aos fatos.
A famosa bipolarização com os EUA teria terminado pela rendição da União Soviética. Pronto a guerra acabou! Que nada. Quem for acompanhar a história recente da Europa Ocidental e dos EUA verá todos os elementos da propaganda de guerra dos anos 40 do século XX, as estratégias e as táticas. Inclusive o cinismo deslavado.

Percebem-se a guerra travada, as conquistas e as resistências no Oriente Médio em torno das reservas de Petróleo. Ali EUA e Europa Ocidental disputam com a China e a Rússia o território e os povos morrem diariamente em batalhas sangrentas. Obama vai para a Coréia e destrava o cinismo falando em banir as armas atômicas do mundo. Logo o presidente da única nação a usar tal armamento e que não diminuiu uma bomba do seu arsenal ainda da guerra fria?

E Israel? Não tem argumento contra o Irã e sua bomba. O enclave judaico no mundo Árabe tem mais de trezentas ogivas nucleares. Portanto o argumento é o da guerra, não deixar o inimigo se armar e ficar à sua altura naquele mundo que se agudiza ponto a ponto, pois é o centro do petróleo. E o Afeganistão? Todo aquele ódio contra as burcas, os talibãs, sem contar a Al Qaeda, é uma falsidade de cabo a rabo. Ali se encontra o controle das ex-repúblicas soviéticas da Ásia e, claro, o território estratégico do Afeganistão para o escoamento das jazidas a norte do país. Isso sem esquecer o controle do subcontinente indiano, incluindo o Paquistão, Índia e o Irã no Oriente Médio.

Então: se as reservas de Petróleo do Pré-Sal brasileiro são o que dizem? É urgente nos prepararmos para a guerra. A indústria de armamento por aqui renascerá e as forças armadas terão investimentos à altura. O nosso protagonismo internacional ainda é fraco, mas com o argumento do Petróleo, mesmo que queira se esconder não conseguirá. A não ser que se opte por desaparecer e sair por aí virando lata de lixo.

Enfim vivemos atualmente os dois sentidos da palavra gravidade: a agudeza dos fatos e a irresistível atração para os desfechos de guerras.


Nenhum comentário: