TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 28 de abril de 2012

Spike Lee mando o Brasil ir adiante - José do Vale Pinheiro Feitosa


Nos anos 80 o cineasta Spike Lee se tornou uma referência na cultura americana. Abordando a questão da integração do negro na preconceituosa sociedade americana, Spike Lee produziu filmes que se tornaram cults inclusive pela abordagem. Spike Lee é de uma geração pós anos 60, quando os direitos sociais já haviam sido conquistados em consequência da radicalidade de Malcom X ou pela mobilização de multidões com Luther King.

De qualquer modo, mesmo usando os elementos pops da cultura em seu cinema, Spike Lee soube bem retratar a América negra dos grandes centros urbanos. Por isso a iniciativa dele em fazer um filme chamado “Go Brasil Go!” é relevante dado o seu perfil.

Espere-se uma crítica contundente aos mitos de que no país não exista preconceito de raça, apenas preconceito social. Como se um e outro fossem distintos, especialmente pelo ônus histórico que recai sobre negros e mulatos na escala social. Portanto Spike Lee levantará boas contradições em nosso crescimento e neste caminhar de nos tornarmos uma grande potência mundial.

De qualquer modo a presença de Spike Lee, inclusive encontrando-se com a Presidenta da República significa o reconhecimento mundial do que tem acontecido aqui nas duas últimas dezenas em nosso país. Especialmente a partir do Governo Lula quando a crise nos países centrais e a melhoria na distribuição de renda evidenciou o país. 

Nenhum comentário: