TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 5 de junho de 2012

Os transgênicos fazendo das suas - José do Vale Pinheiro Feitosa


Circulou pela imprensa mundial uma notícia que confirma tudo aquilo que os ambientalistas diziam por medo das sementes transgênicas. A grande dona do negócio dos transgênicos é a Monsanto que a rigor é uma desenvolvedora e produtora de agrotóxicos e outros insumos para o agrobusiness.

Isso quer dizer que a linha de modificação genética das sementes não está sendo no sentido de melhorar seu valor nutritivo, de encurtar o ciclo de produção e de adaptá-las a condições de clima e solo os mais variados de modo a produzir alimento mesmo em regiões que hoje não se consegue produzir. A lógica desta “melhora” das sementes é puramente resistir aos agrotóxicos que matam no campo as plantas que atrapalham a produção de alimentos e que são chamadas, puramente por essa razão, de ervas daninhas. Além de “limpar” o campo de plantas indesejáveis as transformações existem para que a planta do transgênico suporte venenos que destroem enormes quantidades de insetos e outros animais.

Qual era o problema dos ambientalistas? O extermínio de leguminosas tradicionais pela entrada de um ser inventado em laboratório, desta forma diminuindo a biodiversidade e deixando a humanidade restrita a espécies de laboratório com os povos tendo que pegar semente aos preços da Monsanto que também lhes venderá o agrotóxico. Mas tinha outra questão que os ambientalistas denunciavam: esta técnica iria fazer com que os insetos ficassem resistentes aos genes que o atacavam na planta além dos agrotóxicos específicos que perdem a capacidade de controlar as pragas da plantação.

Isso aconteceu em várias plantações de transgênicos dos EUA selecionando um tipo de lagarta e outros insetos resistentes à transformação da semente e ao agrotóxico específico. A resposta da Monsanto para o problema foi desenvolver outra semente transgênica e novos agrotóxicos para pegar o inseto resistente que foi selecionado pela técnica da semente anterior também desenvolvida pela Monsanto.

A Monsanto não se emenda e com isso põe em risco o futuro das pessoas. O problema é mais grave por que a lógica disso é o lucro e essa lógica só responde ao próprio lucro, não interessa mais nada. Assim como um trem desgovernado descendo uma grande ladeira. 

Nenhum comentário: