TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

HEC(R)ATOMBE



 Este 2012, definitivamente, não anda carregado de bons presságios. Primeiro , os Maias ,cuja civilização perdurou de 250 a 900 D.C., previram, no seu complexo calendário de mais de cinco mil anos, um abrupto término em 21/12/2012, depreendendo-se daí, os catastrofistas , que esta é a data do Fim dos Tempos. Não bastasse isso, recentemente, em Terezina no Piauí, brotou um outro profeta do Apocalipse. Luiz Pereira do Santos fundou uma seita misteriosa e , de pronto, acertou o fim do Mundo para as 16 horas do último dia 12 de Outubro. O profeta, ex-zelador e ex-católico, arregimentou uma plêiade de mais de cem seguidores e com eles se recolheu, numa Favela chamada estranhamente de Parque Universitário, esperando o fim dos tempos. A maior parcela dos seus seguidores era de moradores de rua, traficantes, prostitutas e criminosos e ali se recolheram com a promessa que só com a intersecção dele teriam a salvação celestial.  Como a previsão deu  com os burros n´água, Luiz terminou preso. Populares , não ligados à seita, tentaram fazer com que a previsão, ao menos para ele, se concretizasse. Sendo no Piauí, é bem provável que o fim do mundo, neste outubro,  se fizesse pelo fogo . Ou não teriam sido os 42 graus que cozinharam o juízo do nosso profeta e o levaram a fazer cálculos mal enjembrados  e previsões tão estapafúrdias? Ademais, com seguidores de tão baixo nível social, Luiz não teve grande dificuldade em convencê-los que o fim estava próximo: moradores de rua, traficantes, prostitutas têm a morte e o fim como  parceiros próximos e constantes na caminhada. Vivendo o inferno de Dante aqui embaixo, qualquer outra perspectiva cheira imediatamente a purgatório e paraíso.
                                               E , segundo o grande oráculo da Siqueira Campos, há sinais inequívocos de que o mundo velho não emplaca 2013. Invocam até os nomes de alguns Maias antigos, nas suas previsões : Pedro , Zé e Geraldo Maia. Vejam como o fim do mundo está próximo, dizem eles,  pelos sinais advindos depois da eleição, o que já se chama de Hec(r)atombe.  Faltou insulina na farmácia da prefeitura e os diabéticos estão prestes a ter o seu fim antes do mundo propriamente dito: os Médicos do PSF entraram em greve com seus salários totalmente atrasados; as Clínicas, Laboratórios e Hospitais conveniados com o SUS têm contas a receber ainda de junho; Os Agentes de Saúde não receberam seus salários e ameaçam parar e, não bastasse isso, está havendo demissão em massa de antigos funcionários municipais . Além de tudo, para completar as sete pragas do Egito, o Conselho Municipal de Saúde da Cidade, sempre tão atuante, foi completamente deformado através de uma Lei do Executivo Municipal, aprovada pela Câmara no mês passado,  que fere a VIII Conferência de Saúde de Crato, seu Regimento Interno e todas as deliberações tomadas pelo colegiado nos últimos meses. E ainda cancelaram nosso Festival da Canção e o Doce Natal. Por que toda essa calamidade acontece , coincidentemente, em ano eleitoral e, mais, após uma fragorosa derrota nas urnas? Como se explica essa tragédia , numa administração que vinha, historicamente, cumprindo com todos os seus compromissos financeiros?egiado nos todas as deliberaç Sate dito. heira imediatamente a purgat as 16 horas do  Terá sido a campanha eleitoral a causadora maior do descontrole e agora, em dois meses, lhes acossa a sombra da responsabilidade fiscal ?
                                               Pelo visto, amigos, os Maias e Luiz Pereira acertaram nas suas previsões, ao menos, aqui em Crato, parece que o mundo vai se acabar  mesmo em 2012.

J. Flávio Vieira

Nenhum comentário: