TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 4 de junho de 2013

A "omissão" do poeta - José Nilton Mariano Saraiva

Segundo Caetano Veloso, um dos nossos grandes poeta/compositores, “a praça Castro Alves é do povo, como o céu do avião”. Pecou por omissão, o distinto, ao deixar de incluir em seu verso (talvez porque não desse rima) que a “praia” também o é.
Fato é que, em sendo um espaço dos mais requisitados, a “beira-mar” se nos apresenta como aquele ambiente eminentemente democrático, onde convivem pacificamente pessoas de todas as tribos, raças e credos, independentemente das idiossincrasias.
Pois não é que, aqui em Fortaleza, o recém-empossado prefeito da cidade, embora fã incondicional do Caetano Veloso partiu pra radicalização ao proibir terminantemente que determinados grupos de pessoas que se exercitavam nas diversas praias da cidade continuassem a fazê-lo. 
Segundo um dos seus assessores, S. Excia., embora médico e, conseqüentemente, sabedor dos benefícios da atividade física para o ser humano, teria chegado a sugerir que estaria em curso uma tal “ocupação” e privatização progressiva do espaço público, o que representaria um perigo iminente.

E agora, José ???

Nenhum comentário: