TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mais Perigosos e Cruéis - José do Vale Pinheiro Feitosa

Os maiores constrangimentos dos EUA nos últimos quatro anos surgiram dentro do que o velho General Eisenhower chamou de Complexo Industrial Militar. Uma nefasta aliança que consume recursos do tesouro do país numa eterna necessidade de inventar guerra para manter os lucros. Evidente que isso é apenas uma peça bem encaixada na máquina imperial dos EUA no domínio de mercados e saques de riquezas pelo mundo todo.

E os constrangimentos estão surgindo com ares libertários, de defesa essencialmente de valores subjetivos de ordem moral, social e política. E foi assim que surgiram “heróis” mundiais que se tornaram “traidores” do império nos termos das leis dos EUA. Primeiro Bradley Manning que pode pegar prisão perpetua e praticamente deu conteúdo ao Wikileaks, depois foi Edward Snowden e agora a segunda maior patente militar dos EUA General James Cartwright já agora reformado.

Aliás o General em escala menor. Ele, igualmente aos outros, vazou informações ditas secretas: o desenvolvimento e implantação de um vírus de internet Struxnet que atacou mil das seis mil centrifugadoras do programa nuclear Iraniano. O vírus fora desenvolvimento pelo alto-escalão da inteligência americana em colaboração com os israelenses que de modo independente dos EUA sabotou (terrorismo) o Irã além de que o vírus surgiu em vários países do Oriente Médio e no Leste Europeu.

Foi aberto um processo investigativo contra o General e não ficou claro os motivos pelos quais ele vazou a informação. Provavelmente agastado com uma certa “traição” israelense que causou constrangimento aos EUA e a ele próprio junto ao governo. O General era um dos principais assessores de segurança do presidente Obama.

A verdade é que com o Snowden e Cartwright fica cada dia mais complicado os EUA se mostraram ao mundo em roupa de cordeiro a denunciar os mal feitos dos outros.


E tem uma fato subjetivo e emocional essencial: quando os próprios membros de um povo denunciam os problemas com a condução da política externa isso demonstra uma decadência e um andar que pode levar a um descontrole progressivo. Não apenas desse tipo, mas de outros mais perigosos e cruéis.   

Nenhum comentário: