TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"Alô, torre de controle..." - José Nilton Mariano Saraiva

Quando um experiente e calejado comandante de um vôo internacional (da rota Brasil-Itália) resolve (lá das alturas) solicitar, via torre de controle, que a polícia (cá embaixo) se faça presente quando da aterrissagem da aeronave, a fim de abordar determinados passageiros que se portaram inadequadamente no interior da aeronave, não tenham dúvidas que a coisa é séria e merecedora de atenção.

Pois foi exatamente o que aconteceu no dia 03.09.2009, no aeroporto de Fiumicino, em Roma: no desembarque do vôo procedente do Brasil, a senhora Patrícia Sabóya Gomes (então Senadora da República Federativa do Brasil) e sua acompanhante (uma amiga brasileira, cujo nome foi omitido), foram detidas pela polícia de imigração italiana e chamadas para nova revista nas respectivas bagagens (à procura mesmo de quê ???).

Cercada por vários policiais (segundo a própria), ela tentou argumentar ser uma parlamentar brasileira. Como a conversa não surtiu o efeito desejado, tentou acionar a embaixada do Brasil. Debalde. Impaciente e achando que o problema não seria resolvido de imediato, armou o que ela mesma classificou como “um grande barraco", visando constranger os policiais. A estratégia (ainda segundo ela) deu certo, de sorte que ambas foram liberadas.

Posteriormente, instada a pronunciar-se a respeito, a “justificativa” da senadora foi que a sua acompanhante sofria de rinite alérgica e teria espirrado algumas vezes, daí um dos passageiros ter ficado incomodado e pedido para que ela fosse retirada da aeronave (como se isso fosse possível a 12.000 metros de altura).

Como só os que se encontravam no interior da aeronave podem narrar o que realmente aconteceu, as indagações que  ficam zanzando no ar, são: a) Mas, se foi só isso que se passou, por qual razão o tarimbado comandante do avião tomou a decisão tão radical de solicitar a presença da polícia de imigração italiana, no desembarque ??? Por que, mesmo, essa mesma polícia italiana resolveu revistar as bagagens das respectivas senhoras ??? c) Procuravam o quê ???

Tal fato, embora haja sido notícia no mundo todo, por aqui quase ninguém tomou conhecimento, porquanto a imprensa tupiniquim tratou e colocou em prática uma tal “operação abafa”, que se revelou por demais eficiente.
Agora, o mais incrível nisso tudo é que, hoje, a improdutiva parlamentar em questão está sendo cotada para ocupar o cargo vitalício de auditora do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Um “presente” do padrinho, o (cunhado) governador do Estado do Ceará, Cid Gomes.

Nenhum comentário: