TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 29 de dezembro de 2013

Multiplicai-vos e Manifestai-vos - José do Vale Pinheiro Feitosa

Todos os dias, na mídia, surge uma nova designação para representar pessoas em ação coletiva. Só para lembrar os mais recentes: flash-mob, arrastão, rolezinho, happening, occupy (Wall Street), indignados (Madri), Primavera Árabe, black block.

Isso é a representação da inquietude dos povos em face de grandes transformações. As instituições, as organizações, a vias de interação não mostram caminhos para resolver problemas e nem conseguem dirigir as expectativas das pessoas.  

De qualquer modo temos três coisas que estão na raiz: o problema ambiental global, a globalização do capitalismo e o envelhecimento da população. Estas três coisas não podem ser equacionadas pelo capitalismo e por isso o sistema financeiro se tornou o núcleo central e quase único do sistema.

As três coisas confrontam as dinâmicas que dão razão e historicidade ao capitalismo: acumulação, exploração e crescimento. A dinâmica corrompeu o metabolismo entre os seres humanos (que são parte, mas sua racionalidade o fez compreender esse metabolismo) e a natureza, esgotando o processo de materiais e energia. Além do mais com a globalização não existem mais fronteiras para acumular o que leva a uma sobre-exploração dos povos. E terceiro parte desse dinamismo dependeu muito do enorme crescimento de jovens vivos e com aumento de esperança de vida ao nascer.


As dores e sofrimentos podem ser intensas. Por isso mensagens como a do Papa Francisco sobre piedade, respeito e amor podem ajudar a este momento de intenso fervor da história. Não podem interromper a busca de mudança, mas devem refrear a violência irracional que apenas perpetua o sistema capitalista.  

Nenhum comentário: