TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Simeone" - José Nilton Mariano Saraiva

Quando no exercício da sua atividade profissional (jogador de futebol), o argentino Diego Simeone ficou conhecido pela alcunha de “madeira de dar em doido”, popularmente adotada no meio futebolístico pra designar aquele jogador voluntarioso em excesso, de uma exacerbada valentia. Com Simeone, do pescoço pra baixo (evidentemente que do adversário) era tudo canela. E haja porrada, a torto e a direito. Às vezes até deslealmente. Às reclamações porventura existentes, a velha máxima: futebol é jogo prá homem, se quiser moleza vá jogar gamão.

Pois bem, apesar desse excesso de valentia, e até por isso mesmo,  Simeone brilhou não só na Argentina, mas mundo afora; mas, de tanto viajar e de tanto se dedicar e mostrar a velha garra portenha, cedo cansou, encerrando prematuramente a carreira.

Dedicou-se à função de treinador. E eis que consegue levar o modesto time do Atlético de Madrid (no qual atuou e foi campeão como jogador) ao título espanhol, depois de 19 anos na fila, desbancando os milionários e poderosos Real Madrid e Barcelona, que sobraram na curva. Sem dúvida, um feito espetacular e que alavancará sua carreira profissional.

O que chama a atenção no time por ele treinado é que seus comandados refletem a imagem e semelhança do antigo jogador Simeone, em termos de obediência tática, de dedicação, de entrega, de doação, de valentia, de vigor físico. Todo isso, aliado a um preparo físico excepcional, faz com que a equipe “simeonesca” se defenda em bloco e em bloco parta para fulminantes ataques (tal qual a seleção da Holanda, de 1974), daí a dificuldade dos adversários em derrotá-la. Claro que, aqui acolá imprevistos acontecem, mas normalmente a vitória é certa (foram apenas 04 derrotas em 38 jogos).

O título do Campeonato Espanhol foi mais um exemplo do sucesso do clube durante a "Era Simeone". Afinal, esse foi o quarto título até o momento do treinador desde que assumiu o comando em 2011: Liga Europa (2011-12), Copa do Rei (2012-13) e Supercopa da Europa (2012). 


E no próximo final de semana disputará com o Real Madrid, em campo neutro (Lisboa), o mais expressivo dos títulos em termos de Europa: a "Liga dos Campeões da Europa". Independentemente do resultado, Simeone já mostrou que veio para ficar. Definitivamente.

Nenhum comentário: