TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

ONEROSOS "TATUZÕES" - José Nilton Mariano Saraiva



  1. Quando o "agente público" se dispõe a contratar (a peso de ouro) uma grande construtora para a realização de obras estruturais de porte (hidroelétricas, rodovias, usinas, ferrovias, metrôs e por aí vai) implícita e explicitamente se pactua a responsabilidade da contratada em prover não só os recursos humanos necessários para a consecução do planejado, mas, principalmente, todo o equipamento pesado e necessário para levar adiante a obra. É assim (ou deveria ser) em todo lugar do mundo (aqui ou na China); construtoras de nome e porte são proprietárias e-ou tratam de alugar-disponibilizar toda a parafernália a ser usada em tais projetos. 

  2. Só que, aqui no Estado do Ceará, quando da gestão dos megalomaníacos irmãos Ferreira Gomes a coisa não funcionou bem assim. E a prova da irresponsabilidade nos é dada agora quando tomamos conhecimento da "herança maldita" deixada pelo ex-governador Cid Ferreira Gomes para o seu afilhado político e sucessor Camilo Santana: o “rico” Estado do Ceará – é vero, senhores, acreditem -  “torrou” incríveis e exorbitantes R$ 135.000.000,00 (cento e trinta e cinco milhões de reais) com a compra de dois “tatuzões”, maquinário que será utilizado (teoricamente) na construção da linha leste do metrô de Fortaleza.
  3.  
  4. Há que se levar em contaa fim que tenhamos condição de imaginar a dimensão da verdadeira “insanidade” perpetrada pelo então governador do Estado, que, à época, além do “preço galático” de tão sofisticado equipamento, estranhamente “pequenos-grandes” detalhes foram “esquecidos” ou desconsiderados, a saber:
  5.  
  6. 01) para manobrar-operacionalizar tais equipamentos, obrigatoriamente serão necessários dezenas de “técnicos especializados” e, conseqüentemente, hiper bem remunerados, onerando sobremaneira o já combalido orçamento estadual (comenta-se, inclusive, que no mercado interno não existe disponível tal profissional, tornando-se necessário buscá-los lá fora);  
  7.  
  8. 02)  até a “vovozinha de Taubaté" (a milhares de quilômetros daqui)  sabe que, na atualidade, o Estado do Ceará não tem a mínima condição de suprir a energia elétrica (e até a própria “voltagem”) a ser usada para acionar referidas máquinas, o que, em termos práticos, significa que o tal maquinário simplesmente não poderá sequer ser “ligado na tomada”; e, finalmente,
  9.  
  10. 03) e se algum dia, num futuro distante, tal equipamento tiver condição de ser utilizado, mesmo que por breve período, é perfeitamente factível questionar qual a destinação que lhe será dada “a posteriori”, na perspectiva de que Fortaleza não terá tão cedo condição (econômico-financeira) de comportar-construir linhas de metrô a torto e a direito.  
  11.  
  12. Alfim, embora saibamos seja o senhor Cid Ferreira Gomes graduado em Engenharia Civil (embora nunca tenha projetado ou sequer erguido uma banal choupana de taipa), é perfeitamente admissível deduzirmos tenha o então “gestor” Cid Ferreira Gomes, ante tão esdrúxula decisão e gasto, incorrido e praticado grave ato de “improbidade administrativa”, porquanto comprovadamente perdulário no uso do dinheiro público, já que desconsiderando a “inoportunidade” e “desnecessidade” de importar equipamento tão sofisticado e de uso temporal, num Estado onde recorrente e persistentemente grassa a fome e a sede.
  13.  
  14. Assim, face à deficitária (ou inexistente) relação “custo-benefício” implícita em sua aquisição, os onerosos e inoperantes “tatuzões” do Cid Gomes tenderão a se tornar, ao longo do tempo, símbolos frios, imóveis, desgastados, silentes e emblemáticos do descaso e desrespeito para com a sociedade e à seriedade.
  15.  
  16. Verdadeiros monumentos à insensatez e ao descaso.
  17.  

Nenhum comentário: