TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 1 de dezembro de 2007

Homenagem aos Guerreiros do Cariri

Os quatro homenageados, Henrique Vidal,
Wellington Costa, Antônio Vicelmo e Huberto Cabral

Diário do Nordeste é homenageado
O Caderno Regional, do Diário do Nordeste,
foi homenageado pela divulgação de notícias referentes do Cariri

Crato. Com encenação de três peças sobre as vidas dos radialistas Henrique Vidal, Wellington Costa e Antônio Vicelmo foi encerrado ontem o projeto “A Voz dos Guerreiros do Cariri”, que teve como objetivo contar a história do rádio na região. O projeto foi desenvolvido por professores e alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves e da Escola Técnica Federal, sob a coordenação das professoras Graça Oliveira e Laice Lacerda.
Em uma das cenas foi apresentada uma homenagem ao Caderno Regional, do Diário do Nordeste, pelos serviços prestados à região na divulgação de notícias que contribuem para a interligação com a Capital. Um grupo de alunos atores subiu ao palco com o jornal estampado no corpo.
No final do evento também houve uma homenagem ao radialista Huberto Cabral, apontado como “a enciclopédia do rádio caririense, graças à sua memória e conhecimento dos assuntos regionais”.
A homenagem aos três radialistas, segundo a professora Graça Oliveira, foi extensiva a todos os profissionais de rádio do Cariri que se transformaram em “verdadeiros guerreiros” na defesa dos interesses da região. “Parte da nossa memória foi registrada pelas vozes desses invencíveis radialistas que influenciaram decisivamente a nossa cultura”.
O projeto teve inicio há um ano a partir de entrevistas com alguns radialistas e coleta de material para montagem dos espetáculos. Em novembro, quando se comemora o Dia do Radialista, que foi transferido de 21 de junho para 7 de novembro, as atividades foram intensificadas como uma exposição de rádios realizada no Colégio Estadual. Ao dar por encerrado o projeto, o diretor da Escola Agrotécnica Federal, Joaquim Rufino, agradeceu o envolvimento dos alunos e professores, por ser uma homenagem justa aos radialistas. (Diário do Nordeste, 01/12/2007, Caderno Regional)

Nenhum comentário: