TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 25 de março de 2009

HISTÓRIA - 25 de março: 125 anos da libertação dos escravos no Ceará



(Fonte: Diário do Nordeste)



Quando província, o Estado do Ceará foi o primeiro a libertar seus escravos.


O Ceará completa, hoje, 125 anos da abolição da escravatura.Na próxima segunda-feira (dia 30), o Governo do Estado fará a entrega da Medalha da Abolição, a mais importante comenda do Ceará. Realizada tradicionalmente na segunda quinzena de março, em comemoração à abolição no Ceará, a solenidade faz uma homenagem aos cearenses que contribuíram, de alguma forma, para a melhoria do Estado.Este ano, a Medalha da Abolição será entregue ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, e ao cantor e compositor Raimundo Fagner.


Lembrancinhas


A libertação dos escravos no Ceará foi realizada no dia 25 de março de 1884, como conseqüência da luta encabeçada por diversas sociedades civis de combate à escravidão, utilizando a imprensa e outras manifestações públicas para sensibilizar a população sobre o problema. Apesar do fato de, na época, já não haver um grande contingente de escravos na então província - por conta da crise econômica e das grandes secas ocorridas no fim do século XIX - o professor Eurípedes Funes, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), considera a data um marco significativo para nossa trajetória.“A questão de haver ou não muitos escravos não é parâmetro, e sim o fato de haver essa situação de cativeiro aqui no Ceará. Era uma período de lutas importantes, inseridas no espírito do liberalismo e no movimento republicano”, enfatiza o historiador.

Mas apesar disso, ele recorda que, assim como em outras províncias do Império brasileiro, a situação de homens e mulheres escravizados no Ceará pouco mudou após a abolição da escravatura. “A maioria dos ex-escravos podiam ser encontrados na posição de empregados, serviçais, ou seja, em condições muito semelhantes daquilo que já vivenciavam. Não houve uma preocupação de fazer uma inserção social dessa população, de distribuição de terras etc”, aponta.Após 125 anos de abolição, e a despeito de preconceitos de que não haveria afro-brasileiros no Estado, a presença da matriz africana no Ceará ainda hoje pode ser vista em manifestações religiosas (como a Dança de São Gonçalo) e culturais (maracatu). “São manifestações emblemáticas da nossa africanidade”.

FIQUE POR DENTRO
Dragão do Mar é um dos grandes símbolosAinda província no reinado de Dom Pedro II (1840-1889), o Ceará foi palco de relevantes movimentos abolicionistas, que denunciavam, pela imprensa, os abusos cometidos pelos senhores de escravos e combatiam o comércio negreiro entre estados. Com os problemas econômicos e as secas que assolaram o Ceará na época, tornou-se financeiramente inviável para os senhores manter os cativos, que eram vendidos para as províncias sulistas.Um dos nomes importantes dessa luta é o do jangadeiro pardo Francisco José do Nascimento, que passou a ser conhecido como Dragão do Mar.

Em 1881, ele e seus companheiros jangadeiros se recusaram a fazer o transporte de escravos para navios negreiros que negociavam na região Sul.Antes da abolição, em toda a província houve a libertação de escravos onde hoje são as cidades de Redenção (antiga vila do Acarape) e, logo em seguida, na Capital cearense. Em 25 de março de 1884, o Ceará foi o primeiro a libertar seus cativos, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea pela Princesa Isabel. A decisão foi seguida por outras províncias, como o Amazonas, e levou muitos escravos fugidos a buscar refúgio aqui. O abolicionista José do Patrocínio deu ao Ceará o título de Terra da Luz.
Karoline Viana
Repórter

2 comentários:

Unknown disse...

Olá.
sou professor e, estou fazendo uma pesquisa sobre a vida e as condições que os escravos passaram após a libertação em 1888.
A pesquisa retrata os primeiro dez anos de libertação que foi Decretado.
Em dezembro estarei em Maceio e em janeiro em Recife e fotaleza e o interior do Ceará.
Caso você tenha algum conteudo a respeito desse asunto e se houver a possibilidade de passar. agradeço
A respeito da libertação dos escravo no Ceará foi um marco importante para o País se posicionar dessa aberração que foi a escravidão e o Ceará foi pioneiro.

Impressões de um cotidiano triste disse...

olahh professor, estou desenvolvendo um trabalho sobre conflito de raças no brasil pos-colonial, mais precisamente dentro do romance canaa de graça aranha e posteriormente macunaima de mario de andrade sobre a IDENTIDADE BRASILEIRA, e estou a dispor de qualquer ajuda. esteja a vontade!