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terça-feira, 9 de junho de 2009

Deu a louca na Petrobras? – por Kennedy Alencar



A Petrobras não chegou por acaso ao posto de maior empresa da América Latina. Sem competência não teria se estabelecido. Foi fundamental a modernização da gestão de uma empresa de capital misto. Hoje, cerca de 60% de seu capital total está nas mãos da iniciativa privada. A empresa tem ações nas principais Bolsas do planeta. E a União mantém o controle da companhia, mantendo sob propriedade pública a maior parte das ações com direito a voto.

Apesar de ser usada politicamente pelos governos de plantão, a Petrobras é um caso de sucesso empresarial. Por isso mesmo, é incompreensível a decisão da empresa de criar um blog para jogar na rede mundial de computadores questionamentos e observações de jornalistas antes que as reportagens sejam publicadas. Numa empresa privada, o gênio responsável seria demitido.
A decisão da Petrobras é antiética e burra. Simples assim.

Quando um jornalista procura a empresa antes de publicar a reportagem, dá a ela a chance de corrigir erros, precisar informações e até de matar uma pauta que não para em pé. Esse procedimento não está na letra da lei. É resultado do processo da modernização da imprensa, de seu amadurecimento como instituição que, nas democracias, deve fazer da forma mais responsável possível a busca da verdade.

A imprensa erra? Erra. A imprensa está cheio de estúpidos? Está. Há parcialidade em alguns veículos? Inegável. No entanto, a imprensa brasileira vem melhorando o padrão de seus procedimentos. A decisão da Petrobras quebra uma relação de confiança, digamos assim, necessária à liberdade de imprensa e ao direito de a empresa expor o contraditório.

Jornalistas serão desestimulados a procurar a Petrobras e a abrir o sigilo de suas informações. Mais: algumas informações não precisariam, necessariamente, ser checadas com a empresa. Se o jornalista tem segurança de sua informação, pode e deve publicá-la. Se errar, arcará com o ônus. Mas a boa prática jornalista recomenda ouvir o outro lado. Em casos de suspeita de corrupção, é obrigatório oferecer o direito de defesa. Mas essa oferta poderá ser feita de forma limitada a fim de a preservar informações do jornalista.

A imprensa e a empresa perdem, mas quem perde mais? Sem dúvida, o público.

O argumento de que a imprensa dá o erro na manchete e se desculpa no pé de página é um bom argumento. Mas há jornalistas e há jornalistas. Há veículos e há veículos. O blog poderia registrar um ranking de quem, do seu ponto de vista, errou. E existe uma Justiça no Brasil que tem sido cada vez mais rápida e dura com a imprensa na concessão de direitos de resposta e reparações materiais. É pura cascata falar em transparência. Transparência haveria se a Petrobras esperasse a publicação das reportagens. Se a empresa se sentisse injustiçada, poderia expor os bastidores da troca de informações com a imprensa. Por último, há controvérsia sobre a ilegalidade da decisão da Petrobras. As opiniões de especialistas, até o momento, tendem majoritariamente a dizer que é absolutamente legal. Pode ser, mas é absolutamente antiética e burra. Demonstra intolerância a críticas e incompetência empresarial.

Na democracia liberal, as empresas buscam melhorar suas relações com a imprensa. Como os políticos entenderam que precisam dialogar com a imprensa para exercer o poder, as empresas necessitam fazer o mesmo para lucrar. Difícil compreender como uma empresa que precisa enfrentar uma CPI no Senado, investir na exploração do pré-sal e continuar com sua trajetória de sucesso possa ter uma gestão capaz de dar um tremendo tiro no pé. Decisões desse tipo só reforçam a imagem de uma empresa que ainda precisa realmente avançar muito na transparência.
Transparência dos seus próprios atos.

7 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Armando Rafael posta a versão da grande mídia sobre o Blog da Petrobrás. O Blog da Petrobrás é um fenômeno excepcional, tanto pelos acessos como pela formação dentro da rede Twitter. Hoje mesmo o JN deu o debate sobre a questão do direito de resposta e como sempre a opinião das grandes empresas é fluída. A verdade é que, talvez, com esta experiência da Petrobrás, a era da Internet e dos blogs ou seu sucedâneo no futuro já esteja numa altura em que até mesmo o direito de resposta seja marginal. Não será o mesmo na parte criminal, mas não deixa de ser abusivo que a justiça é para quem pode e tem grana. Por último, para se observar como o Kennedy Alencar, empregado da Folha de São Paulo não faz mais do que se repetir, ofereço o endereço do blog da petrobrás http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/ e também uma nota da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)distribuída ao blog da Petrobrás, até para que o leitor do Cariricult tenha a outra versão:
“A ABI considera legítima a decisão da Petrobras de criar um blog para divulgação das informações que presta à imprensa e especialmente aos veículos impressos, uma vez que as questões relativas ao seu funcionamento e aos seus atos de gestão interessam ao conjunto da sociedade, que não pode ficar exposta ao risco de filtragem das informações típica e inseparável do processo de edição jornalística. A empresa tem o direito de se acautelar, através das informações que difunde no blog, contra as distorções em que os meios de comunicação têm incorrido, como a própria ABI registrou em matéria publicada da edição de 31 de maio de um dos jornais que agora se insurgem contra o blog da empresa.

A criação do blog constituiu-se em instrumento de autodefesa da empresa, que se encontra sob uma barragem de fogo crítico disparado por vários veículos impressos. Não se poderá alegar que é assegurado à empresa o direito de resposta, uma vez que quando este for exercido a informação nociva já terá produzido afeitos adversos. Ademais, é conhecido principalmente dos jornalistas o tratamento que a imprensa concede tradicionalmente ao direito de resposta, se e quando o reconhece e o acata: a informação imprecisa ou inidônea é divulgada com um destaque e uma dimensão que não se confere à resposta postulada e concedida.

O presente confronto entre a empresa e alguns veículos de comunicação tem inegável cunho político, com favorecimento de segmentos partidários que se opõem ao Governo Lula. A Petrobras encontra-se, infelizmente, na linha de tiro do canhoneio contra ela assestado. Atacá-la com a virulência que se anota agora não faz bem ao País.

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2009
Maurício Azêdo, Presidente”

Anônimo disse...

Caro Sr. José do Vale Pinheiro Feitosa:
Uma boa dose de ceticismo nunca é demais para que possamos ler com senso crítico o contexto político do País.
Infelizmente, repito infelizmente, o blog da Petrobrás já nasceu viciado.
Fui até o blog da Petrobrás, ainda no sábado, e postei um comentário qualquer, apenas para tirar uma dúvida. Se passavam ou não por moderação. Minha previsão estava certa. Os comentários lá são moderados. Se não aguenta críticas, é melhor fechar a sessão de comentários.
Prestem atenção: nos últimos três posts, lá, há 220 comentários e apenas 2 ou 3 críticas bem periféricas sobre o assunto central do post.”
Diferentemente do Cariricult, cuja postagem é automática (o que permite um maior e mais livre dinamismo nos debates), no blog da Pegrobras eles fazem essa moderação de comentários. Até aí, nada de errado ou estranho. Uma grande parcela da blogosfera trabalha com moderação, e, a priori, não vejo problemas nisso - o problema é quando esse gesto vira seletividade ideológica.
Foi justamente aí que surgiu uma brecha para inúmeras críticas ao blog da Petrobrás. Acusam o blog de excluir comentários discordantes, forjando uma realidade virtual ilusória para os visitantes, que praticamente só se deparam com comentários elogiosos à empresa e sua iniciativa, e, também, aqueles com conteúdos ofensivos à prática jornalística da grande mídia.
Não dá pra se ter ideia do quanto essas críticas de que o blog anda deletando comentários críticos são factíveis, ou se elas são ou não apenas alardes ou mero “desespero” dos partidários da CPI da Petrobrás.
É difícil fazer esse cálculo. Mas se as exclusões estão realmente acontecendo de forma sitemática (o que é provável, dada a ausência praticamente total de comentários críticos), é preciso abrir essas discussões em blogs fora dos domínios da Petrobrás (como aqui, por exemplo).
Não só nos jornalões surgiram críticas aquele blog. Na blogosfera brasileira algumas pessoas parecem indignadas, acusando a assessoria de imprensa da empresa de estar deletando comentários.
De minha parte, acho muito bom que existam tais críticas.
O conselho que eu daria à assessoria de imprensa da Petrobrás é baseado no seguinte ditado: “se não aguenta, pra que veio?”
Se não for assim, que eles fechem logo a área de comentários (assim como vários blogs por aí fazem, inclusive o blog O Caderno de Saramago) e mantenham sua dignidade.
É mais honesto com seus leitores, e não correrá o risco de dar um tiro no próprio pé durante a CPI da Petrobrás.
André Raboni - andre@acertodecontas.blog.br
Endereço
Rua Capitão Rebelinho, 396/1004 - Boa Viagem
Recife/PE - CEP: 51011-010.
Fone: (81) 3077.6987
Fax: (81) 3325.4517

Armando Rafael disse...

Meu Caro Zé do Vale:

Li com atenção seu comentário. Mas, acho que o blog da Petrobrás teve apenas esta finalidade (já denunciada pela Associação Nacional de Jornais-ANJ). A ver:

“ Numa canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas, a empresa criou um blog no qual divulga as perguntas enviadas à sua assessoria de imprensa pelos jornalistas antes mesmo de publicadas as matérias às quais se referem, numa inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes. Como se não bastasse essa prática contrária aos princípios universais de liberdade de imprensa, os e-mails de resposta da assessoria INCLUEM AMEAÇAS DE PROCESSO no caso de suas informações não receberem um "tratamento adequado". (grifo meu)

Como ainda não caimos ao estágio ora vividos na Venezuela, Cuba e Bolivia, posso até estar equivocado, mas o tiro poderá sair pela culatra...

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Armando: é outro tempo, inclusive esta de sempre usar as armas contra os regimes de quem se é inimigo. É outro tempo na comunicação e o blog da petrobrás é isso. Inclusive os blogs em que escrevemos também é isso. Se não fosse assim existiria apenas as versões de cada. Melhoramos à proporção que temos pulso, vontade e até mesmo controle emocional para aprendermos mais e mais.

Adré Raboni: coloca uma questão muito interessante. Acho da maior importância que é da natureza mesma dos blogs: os comentários. Aqui mesmo tivemos muitos debates sobre o papel da mediação nos comentários, acho que o Cariricult ganhou em não fazê-la. De qualquer modo é possível que uma voz se preste sempre para que o debate não vire pedradas e bate boa sem qualquer sentido.

André mostra a verdadeira vantagem dos comentários. Ele trouxe um outro problema sobre o blog da petrobrás, completamente diferente deste que o Kennedy Alencar levantou, diferente daquele da nota ANJ e de todo os debates nos grandes blogs de política. É tão importante que este comentário ele deveria se publicar em pelo menos alguns blogs como o Nassif, Luiz Carlos Azenha, Biscoito Fino e Massa e até mesmo no blog da Petrobrás. Claro incluindo a Folha, o Globo, o Kennedy etc.

Armando Rafael disse...

Caro Zé do Vale:

Aceito qualquer outro jornalista, menos Luís Nassif. Trata-se de um oportunista, bajulador-oficial do governante de plantão. Não tenho o mínimo respeito por esse Senhor. Só para refrescar a memória, leia abaixo uma crônica de 2002, publicada no site Observatório da Imprensa, por Alexandre Othero, época que o Sr. Nassif puxava o saco de FHC:


“LUÍS NASSIF
Ventríloquo do poder
Sobre a coluna de Luís Nassif (Folha de S.Paulo de 9/7/02): já não é mais surpresa, e torna-se indisfarçável, ou incontrolável, o quanto o jornalismo econômico do Sr. Luís Nassif se faz ‘ventríloquo do poder’. Em sua defesa de uma elite dominante, da qual faz parte, esmera-se em atacar a tudo e a todos que possam ousar questionar os mandos e desmandos dos representantes de uma política nociva imposta à população desta nação. Elogia o espírito democrático do Sr. FHC, como se fosse um favor ‘autorizar’ o Ministério Publico a atuar.
Para ele, todo aquele que não seja um candidato governista é ‘risco de um candidato voluntarista no poder’. Para o Sr. Nassif, ‘paira no ar a incômoda sensação de que não se tem uma democracia consolidada’. Para mim, no ar, no ambiente, no país existe não a sensação, mas a triste realidade de um sistema financeiro (tão venerado pelo Sr. Nassif) que enriquece, enquanto a nação padece, a triste realidade do aumento brutal do desemprego em parceria com uma queda vertiginosa da renda. Se há o espectro de denunciados crescendo nas pesquisas, isso se dá em boa parte, Sr. Nassif, pelo legado deixado pelo Sr. FHC, como bem abordado na coluna de hoje da Sra. Eliane Cantanhêde. Sugiro ao Sr. Nassif que assuma de vez o seu jornalismo ‘chapa-branca’, seria no mínimo mais coerente.
Também sugiro que desça de seu pedestal e viva um dia que seja como um simples mortal, que ‘usufrua’ dos benefícios sociais tão propagandeados pelo governo que defende. Matricule seus filhos em escolas públicas, recorra à saúde pública para tratar do senhor e dos seus, valha-se da segurança pública para defendê-lo, dispute o mercado de trabalho com milhões.
São só algumas sugestões, Sr. Nassif, para constatar a realidade em que a grande maioria da população é obrigada a conviver diariamente. É, Sr. Nassif, sei que seria pedir-lhe demais, pois tais sacrifícios só devem ser impostos a cidadãos (se é que o são) de segunda, terceira ou quarta categoria, jamais a alguém que se utiliza de espaço diário na mídia para defender (dissimuladamente) interesses de poderosas minorias”.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Armando não entendi. Se sugeri que o André fustigasse tais blogs é justamente por eles apoiarem integralmente o blog da petrobrás. A intolerância continua sendo uma marca de dificuldade para o avanço da democracia. Não nos igualemos na torcidade entre Nassif e Reinaldo. Sejamos sementes no mundo com um pouco do nosso próprio DNA.

Armando Rafael disse...

Deu na VJA-on line:

"Petrobras recua

O ala do bom senso da Petrobras venceu os aloprados: a estatal vai recuar da mais do que polêmica decisão de publicar em seu recém-criado blog Fatos e Dados as perguntas encaminhadas pelos jornalistas antes da veiculação das reportagens, num flagrante desrespeito ao trabalho da imprensa. Desrespeito e tentativa de intimidação. A decisão será anunciada nos próximos dias.
O blog, que está há oito dias no ar e já recebeu 150 000 visitas, continua. A insanidade, não. Melhor assim".