TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 11 de julho de 2009

OS DADOS ESTÃO LANÇADOS?



Uma polêmica instalou-se na cidade com a notícia de que o Governador Cid Gomes pretende transferir a ExpoCrato, que acontece a partir de amanhã, para um novo parque – investimento em torno de 30 milhões de reais - que seria construído fora do perímetro urbano. Sobre o tema, recebi de Jurandy Temóteo os textos que ilustram esta postagem. Um dele e outro do ilustre Dr. Raimundo de Oliveira Borges. (clique na figura para ler o texto).

Pessoalmente, me revelo simpático à idéia, uma vez que seria criado também o Campus da Universidade –Urca ( no lugar hoje ocupado pela exposição) com grandes chances de termos a concentração de todos os cursos nesse Campus do Pimenta e, além de tudo, a utilização com mais frequência e de forma mais adequada dessa área verde que somente é utilizada quatro vezes por ano: EXPROAF-MAIO, SÃO JOÃO-JUNHO, EXPOCRATO-JULHO, E BERRO-CARIRI-OUTUBRO).

E ENTÃO?

Noutros tempos, sonhei que lá poderia ser o nosso Central Park (como Nova York), com jardins bem cuidados, um lago central, córregos, pequenas pontes sob um riacho bem limpo, área de camping, floricultura, viveiro de mudas de plantas nativas, um restaurante de comidas típicas, etc. Depois, cai na real e vi que a nossa cidade gosta mesmo é de asfalto. Parei de sonhar. Quando quero esta cidade verde que nunca alcançarei aqui, pego o avião e vou pra outro lugar.


5 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Salatiel,

Eu estava ontem mesmo com o projeto de autoria do Prefeito Samuel Araripe que pretende transformar o Parque de Exposições num local permanente de atividades. A Área, para quem não sabe, é umas 3 vezes maior do que se pensa, e no projeto, feito por técnicos e engenheiros, há espaços divididos, áreas de cooper, uma parte florestal, mais ou menos como uma idéia de Central Park, com direito até a um lago. Será um pulmão dentro do Crato, para as gerações futuras. Eu devolvi o livro mas vou pegar novamente e apresentar o projeto com as fotos e maquetes, para que todos vejam. É uma extensa área arborizada que pode ser muito bem aproveitada e no centro do Crato.

O que se precisa é construir os contornos, acessos, etc. Mas com certeza, quando estiver pronto, será uma boa coisa para nossa cidade.

Em breve, postarei os mapas, vistas aéreas da área final de como seria, ou será.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Marta F. disse...

Quão dignificante é a preocupação genuína pelas coisas do lugar, salve Salatiel.

Vê se o Ministério das Cidades não tem editais abertos, ou se esse projeto já foi cadastrado e quando chegam os recursos, cria uma oscip, sei lá, às vezes um texto fica só num texto mesmo...

Beijão, querido.

Aristides Tavares de Figueiredo disse...

Que venha o debate...sereno, respeitoso, democrático, claro, aberto, público e, além do mais, verdadeiramente certo e não apenas mais um "folder" propagandístico.

Glória disse...

Quanto a urca transformar o espaço em em campus avançado, eu como antiga funcionária da instituição, tenho sérias dúvidas nesse tocante uma vez que as obras iniciadas pela instituição quase nunca são concluídas. Há quanto tempo os alunos esperam o início e conclusão do espeço para a prática de esportes naquele terreno ao lado dos laboratórios ? O Salão da Terra ? Muito tempo para ser concluído ! No mais, Salatiel é um grande homem, com idéias saudáveis inovadoras e claras.

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Acrescente-se ao espaço também uma concha acústica!