TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Rumo ao Primeiro turno ...


16h21 - 23/06/2010

Ibope: Dilma Rousseff (PT) 40% x 35% José Serra (PSDB)

A 2ª pesquisa CNI/Ibope do ano foi divulgada hoje (23.jun.2010): Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto, contra 35% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) aparece com 9%.A sondagem foi feita de 19 a 21.jun.2010 com 2.002 eleitores em 140 municípios. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o n° 16292/2010. Sua margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.Com relação à última pesquisa CNI/Ibope (realizada de 6 a 10.mar.2010), Dilma Rousseff (PT) cresceu 7 pontos percentuais (saiu de 33% e alcançou 40%). José Serra caiu 3 pontos (de 38% para 35%). Marina Silva tinha 8% e oscilou 1 ponto para cima, dentro da margem de erro.

A pesquisa também avaliou uma hipótese de 2° turno: Dilma teria 45% dos votos; Serra teria 38%.


Pesquisa é péssima notícia para tucanos


Depois de ampla exposição na mídia, José Serra (PSDB) não conseguiu ampliar seu percentual de intenção de votos, segundo pesquisa Ibope patrocinada pela CNI e divulgada hoje (23.jun.2010), detalhada no post abaixo. Pior ainda, o tucano viu, pela primeira vez nesse levantamento, sua adversária direta, Dilma Rousseff (PT), ficar à sua frente.Dilma pontuou 40% na CNI/Ibope. Serra teve 35%. Marina Silva (PV) está com 9%.Trata-se de uma das piores notícias que o candidato tucano poderia ter nesta fase da campanha. Havia grande expectativa no PSDB de que Serra pudesse neste mês de junho manter-se empatado com Dilma – ou até ultrapassá-la por causa da propaganda em rede nacional apresentada pelos tucanos, além de dezenas de inserções de 30 segundos.Em maio, Dilma teve forte exposição nos programas partidários do PT. E a candidata subiu. Serra repetiu a receita, mas não deu certo.O PT guardou estrategicamente dezenas de comerciais partidários estaduais para divulgação no mês de junho. Fez uma operação de “fogo de encontro” e conseguiu, mostra a CNI/Ibope, estancar um eventual avanço de Serra.É claro que a campanha ainda vai longe e nada está definido. Mas é muito confortável para um candidato começar o horário eleitoral (em 17 de agosto) já estando na frente nas pesquisas de opinião. Essa é a situação de Dilma no momento.

Veja quadro geral:
http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/pesquisas/2010/1turno/presidente.jhtm

Um comentário:

jose nilton mariano saraiva disse...

Zé Flávio,
Tudo indica que, definitivamente, o
"poste" transformou-se em possante
"foguete" e..."decolou".
Mas, para que sua informação fique mais completa, aditemos um pequeno detalhe que você "esqueceu", que trata da popularidade do presidente Lula da Silva, a saber: ótimo/bom, 75%; Regular, 20% e Ruim/Péssimo, 5% (ou seja, se juntarmos os conceitos Ótimo/Bom/Regular, o "analfabeto" atinge incríveis 95%).