TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Cariri é o mundo




Depois de 12 edições ligando Crato, Juazeiro do Norte e cidades vizinhas e mais outras três em Fortaleza, a Mostra Sesc Cariri cai na estrada e realiza sua primeira etapa internacional. De hoje a quinta, Coimbra, em Portugal, será um pedacinho do Ceará.

(O carioca Júlio Adrião no espetáculo A Descoberta das Américas, adaptação do texto do italiano Dário Fo) 

Magela Lima
ENVIADO A COIMBRA

magela@opovo.com.br


Um é tão Cariri, que fez daquele naco de chão sua alcunha. O outro, embora nascido a léguas dali, tratou de fabular um neologismo só para se irmanar da região. De um lado, o cearense Rosemberg Cariry; do outro, o “caririoca” Júlio Adrião: dois dos nomes confirmados para a primeira edição da Mostra Sesc Luso Brasileira de Culturas. Etapa internacional da nossa já tradicional Mostra Sesc Cariri, o evento, anunciado com exclusividade por O POVO na edição de 16 de novembro último, segue de hoje a quinta-feira próxima em Portugal, numa parceria com a tradicionalíssima Universidade de Coimbra.


“O mundo todo é um só”, poetiza Rosemberg. “É a política e a ideologia que separam os homens, não suas culturas”, conclui. Com três filmes selecionados para a programação do festival, o cineasta acredita que os recortes de sua obra vão tocar os portugueses na exata proporção da delicadeza que acarinha a nós, brasileiros e cearenses. “Eu sou um fiel defensor da cultura do diálogo. O diálogo, sobretudo o diálogo cultural, é uma experiência extremamente enriquecedora. É uma oportunidade de encontrar o outro que nos habita”, diz.


O carioca Júlio Adrião sabe bem do que Rosemberg fala. Pela terceira vez em Portugal com A Descoberta das Américas – solo adaptado da obra do italiano Dario Fo, o ator e diretor tem a consciência de que leva na bagagem uma peça que aproxima os brasileiros e os europeus de forma muito particular. “O malandro que interpreto, apesar de ser um tipo com quem nós, brasileiros, facilmente nos identificamos, é, na verdade, um europeu. No espetáculo, ele representa uma herança antepassada que nos ficou, uma espécie de origem desse americano ou desse brasileiro que nos tornamos”, observa.


O texto de Fo é uma homenagem aos 500 anos da expedição de Cristóvão Colombo. A partir daí, o autor cria um universo paralelo em que seu anti-herói, um fugitivo da Inquisição católica vítima de um naufrágio, com muita artimanha, consegue cativar os canibais ameríndios e acaba sendo parceiro deles num embate com os colonizadores. “Antes de apresentar o espetáculo na Europa, tinha um certo receio de os europeus não receberem muito bem. Pelo contrário. Embora a história para a gente seja uma e para eles outra, a identificação é a mesma. Há uma espécie de autoconhecimento na cena que nos une”, comenta Adrião, que estreou a montagem numa das primeiras edições da Mostra Sesc Cariri.


O cinema de Rosemberg Cariry selecionado para a programação explora essa mesma chave criativa. “São filmes que retratam uma ligação profunda da cultura brasileira, mais especificamente da cultura cearense, com as tradições ibéricas”, resume. Os recentes Cine Tapuia (2006) e Patativa do Assaré – Ave ou poesia (2007) se juntam a Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1986), para revelar aos portugueses o quão vivos eles permanecem na nossa cultura. “Patativa, por exemplo, que é nosso poeta maior, uma grande figura das nossas manifestações populares, conhecia também a cultura clássica. Ele escrevia versos em oitavas camonianas. Tenho certeza que os portugueses vão se surpreender com isso”, pontua.


Programação

Deu no Diário de Coimbra: “A cidade vai estar em permanente agitação durante três dias. Vamos ter música e teatro em todo o lado”. Quem garante é Carlos André, diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, principal parceira do Serviço Social do Comércio (Sesc) na realização da Mostra Luso Brasileira de Culturas. Tendo como foco “o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação cultural entre artistas”, André reforça o pioneirismo do projeto. Além de Rosemberg Cariry e Júlio Adrião, a programação conta ainda com palestras, lançamentos de livros, apresentações musicais e seminários. 


Tudo, combinando pensadores e realizadores brasileiros e portugueses. Entre os brasileiros, ainda merece destaque na grade de atrações os cortejos de rua com a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto e a moçada do Dr. Raiz, sem esquecer o delicado teatro de animação da Tato Criações Cênicas. Entre os patrícios, grupos tradicionais de fado e a comentada Companhia Bonifrates, com sede na própria cidade de Coimbra, que entra em cena com o recém-estreado espetáculo La calledelinfierno. De fato, serão três dias de grande agitação.


(*)O JORNALISTA viajou a convite do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE)

O quê? ENTENDA A NOTÍCIA

Promovida pelo Sesc desde 1999, a Mostra Sesc Cariri é o mais importante e abrangente evento de circulação cultural tocado pela iniciativa privada no Ceará. Com programação diversificada, o evento acontece também em Fortaleza desde 2008 e agora estreia sua primeira edição internacional

Nenhum comentário: