TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Programa Cariri Encantado: Tributo a Segestes Tocantins






 É hoje!

O Programa Cariri Encantando especial sobre Segestes Tocantins será hoje, dia 15 de fevereiro, quarta-feira, das 14 as 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e pela Internet
www.radioeducadoradocariri.com

Apresentação: Luiz Carlos Salatiel

Participação: Carlos Rafael

IMPERDÍVEL!


Pequena biografia

Segestes Tocantins nasceu em Quixadá, sertão central do Ceará, em 2 de dezembro de 1961. Aos dez anos de idade, radicou-se em Salvador, Bahia.

Na capital baiana, no início dos anos 80, começou sua carreira musical tocando em barzinhos e espaços alternativos. Seu repertório incluia vários ritmos, gêneros e tendências musicais, como Rock, Reggae, Música Popular Brasileira, Frevo, Afoxé, Baião e outros.

Ainda na década de 80 integrou várias bandas de rock, a exemplo das bandas Paradoxo e Contravenção, em Salvador, Bahia, e Pombos Urbanos e Fator RH, em Crato, ao lado de João Nicodemos, Carlos Rafael, Marcos Leonel, Lupeu e Calazans Callou.

Após uma longa temporada morando em Juazeiro do Norte, Segestes Tocantins retornou a Salvador, onde fundou, no ano 2000, o Bar dos Artistas.

Em 2006, a banda Nacacunda, sucessora da banda Fator RH, gravou a música Buraco Negro, uma parceria de Segestes Tocantins e Marcos Leonel.

Segestes, que era fumante, sofria de problemas pulmonares. Ela ia se submeter a um transplante, mas não resisitiu a complicações decorrentes da diabetes. Antes, porém, gravou um disco, um antigo sonho, intitulado Na Passagem. Para esta empreitada, contou com a ajuda de Luiz Gutierrez, Gil Gomes e Geraldo Viana, além de de sua irmã Varenka de Fátima, que produziu o trabalho. Neste disco, Segestes Tocantins canta, toca violão e guitarra e é o autor de todas as letras do CD.

Segestes Tocantins faleceu no dia 14 de maio de 2011, antes de completar os 50 anos de vida.

________________




Cogumelo Nuclear

Segestes Tocantins

Eles querem acabar com a terra
Querem fazer outro lugar
Se outra guerra acontecer
A nossa velha terra
Vai virar poeira cósmica no ar

Mamãe pensa que eu não me ligo
Na política do homem
Na ganância do mundo
Na ganância do homem

Eles querem acabar com a terra
Já tem até base lunar
Desafiam o poder de Deus
O poder da criação.

Nenhum comentário: