TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Breve comentário sobre o "SUS" - José Nilton Mariano Saraiva

Mesmo ser atuar na área, de certa forma já tínhamos conhecimento da importância do SUS para os menos favorecidos, em razão de, mensalmente, acompanharmos um familiar ao Instituto do Câncer, aqui em Fortaleza, para consulta e recebimento da medicação respectiva (Glivec: uma caixa, com 30 cápsulas, custa na farmácia nada menos que R$ 12.000,00 o correspondente a 17,7 meses de ganho do salário mínimo – quase dois anos, portanto).  E assim, nessa peregrinação mensal, ao acompanhá-lo tivemos oportunidade de conhecer muitos outros, normalmente aposentados de salário mínimo ou nem isso, que fazem uso dessa e de outras medicações específicas, além do que se submetem a consultas mensais e ao doloroso tratamento radioterápico e quimioterápico.
Pois bem, se você quer avaliar a importância e grandeza de um programa como o SUS, é só comparecer num dia qualquer da semana ao Instituto do Câncer, aqui em Fortaleza, e presenciar aquela legião de centenas e centenas de pessoas que, acometidos por moléstias diversas, dependem do governo para tentar livrar-se da morte ou pelo menos prorrogar sua chegada. Evidentemente, muito precisa ser feito, porquanto não existem médicos suficientes pra atender tanta gente, assim como o espaço físico se mostra precário ante a demanda; mas, a se levar em conta os depoimentos sinceros dos próprios doentes, antes do SUS a coisa era muito pior.
A reflexão acima é só pra lembrar recente postagem do Zé do Vale que, como competente profissional da área de saúde, vivencia de há muito o problema. Pois bem, segundo ele, os planos de saúde, que cobrem ambulatórios e hospitais atingem apenas 43 milhões de pessoas, no universo brasileiro de 193 milhões de habitantes; e aí não é preciso se ser nenhum “bamba” em contas, pra constatar que sobram 150 milhões de pessoas, evidentemente que necessitadas ao extremo; e para atendê-las, ainda segundo Zé do Vale, o Governo entra com nada menos que “...130 bilhões de reais gastos em saúde no setor público” (consultas, exames, internações e medicação).
Alfim, num recado para os que criticam o SUS sem conhecer sua estrutura e realidade, Zé do Vale arremata, contundentemente: “... construímos uma coisa fenomenal e uma das maiores instituições de saúde do mundo e podemos tirar proveito dela. Vamos apostar nela, empurrar sua qualidade, seu acesso, sua melhor distribuição. Abandonemos a empulhação e partamos para a conquista que muitas gerações levaram de sacrifício e agora ainda tem que receber esta sandice alienada”.

Uma tradução simplista para o acima exposto ??? Quem fala assim não é gago.

Nenhum comentário: