TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 12 de junho de 2014

"PRA FRENTE, BRASIL" !!! - José Nilton Mariano Saraiva

Fora de campo, já começamos ganhando. Basta atentar para a “falação” dos “gringos” a respeito do nosso Brasil: “país enorme, bonito, com boa comida e mulheres lindas”, reverberam literalmente extasiados. Estranharam, e muito (ainda bem) o clima de paz e concórdia que encontraram nas nossas ruas, porquanto haviam sido alertados sobre a insegurança nelas reinante, não confirmada ou constatada por eles. Mas, principalmente, chega a ser comovente o depoimento deles a respeito da contagiante “simpatia, doação e receptividade” do nosso povo, diferente de “todos os povos do mundo”, asseguram, visivelmente impressionados.

E se alguém tinha alguma dúvida sobre algum legado que esta Copa deixará, é bom colocar o pessimismo de lado e anunciar em alto e bom som essa irrecorrível certeza: independentemente das obras inacabadas, da corrupção (que se faz presente em qualquer parte do mundo, quando da realização de um evento de tamanho porte), da dificuldade de comunicação por conta da diversidade de povos que nos visitam, adquirimos, sim, desde já, o “status” de candidato a “destino preferencial” de milhões de turistas, num futuro bem próximo. E, isso, claro, gera divisas.

Já em relação ao futebol propriamente dito, claro que existem sobejas condições de conquistarmos o “HEXA”. Temos um bom, experiente e competitivo time, uma torcida apaixonada e disposta a incentivar e carregar a seleção nas costas (se necessário) e, principalmente um “comandante” exigente e já testado e aprovado nessa mesma competição, quando nos sagramos pentacampeões, em 2002. E com um adendo importante: espécie de “psicólogo informal”, Felipão já mostrou ser capaz de fazer com que seus jogadores produzam mais do que são capazes (o tal do Neimar (cai-cai), por exemplo, jogou como “gente grande”, ano passado, na Copa das Confederações; particularmente, vamos torcer, de verdade, para que agora repita a dose, embora não o tenhamos na conta de um craque excepcional, como a mídia insufla).

Alfim, 64 anos depois da frustração pelo fracasso da primeira Copa do Mundo que patrocinamos, e das 05 monumentais conquistas posteriores (todas fora de casa), agora é chegada a hora de, dentro de casa, reafirmarmos ser o Brasil o mais gabaritado na arte de jogar futebol. A bola vai começar a rolar daqui a pouco. Que os “deuses do futebol” estejam do nosso lado.

PRA FRENTE, BRASIL !!!   

Nenhum comentário: