TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 25 de outubro de 2014

O que fazer com esta gente? - José do Vale Pinheiro Feitosa

A pergunta do título acima foi feita por José Arthur Giannoti numa reunião do Instituto Fernando Henrique em agosto de 2011. Giannoti é filósofo, de Araraquara, conterrâneo e contemporâneo de Rute Cardoso, colega de FHC na USP. Foi um dos intelectuais destacados no apoio ideológico ao governo dos tucanos e por isso estava na referida reunião com, entre muitos, Persio Arida, Gustavo Franco, Pedro Malan, ou seja a nata neoliberal do governo FHC.

A discussão era exatamente sobre o projeto político do PSDB para as atuais eleições. E o que se propunha, não é nada diferente do que Aécio trouxe pela voz de Armínio Fraga. Quais propostas: redução do estado, dos gastos públicos, abandonar o estado de bem-estar-social, enxugar os gastos sociais etc. Pedro Malan, quando o que estar na reta não é o dele, diz: os que tinham a Europa como modelo terão que rever seus conceitos. 

Aí entra o Giannoti. Ele tem pleno conhecimento dos efeitos de uma sociedade sem qualquer solidariedade, sem apoio social, baseada no fetiche do mercado e no sucesso pessoal provoca. Ele sabe perfeitamente dos problemas da primeira e da segunda grande guerra mundial. Ele sabe que o povo pode até suportar anos de exploração, mas não levará ao futuro a sua morte e sofrimento extremos. Reage e com violência. 

Então o Giannoti faz a pergunta que não pode se calar: "Desde o último artigo que li de Gustavo Franco tive a impressão que vocês descreem da possibilidade de se prover o Welfare State. Mas o que pretendem fazer com essa gente?

O que fazer com essa gente? 

A RESPOSTA ESTÁ COM VOCÊ NA URNA

Nenhum comentário: