TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

DONA CANÔ - José do Vale Pinheiro Feitosa


Um jornalista paulista estranhou a quase comoção midiática com a morte de Dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia. Como profissional da relevância dos fatos, ou seja, aquele que escolhe o quê é notícia e o quê não é notícia, compreende-se a métrica dele. Mas a métrica de Dona Canô passa por outras razões, especialmente a nossa alma interiorana e, especialmente, nordestina, religiosa e profundamente ligada aos séculos de formação da nação.

A própria imagem dela é a de uma senhora gravitante da vida familiar e, por extensão, da matriz de identidade de todos os seus membros. Muitos imaginam que seja por ser mãe dos dois artistas baianos, mas isso não explica tudo. Embora a conjuntura seja essa, na estrutura é outra coisa.

Os filhos foram o veículo para torna-la a referência de um modelo de matrona ou de uma liderança que norteia os vários caminhos. Mas ela já era isso mesmo antes dos filhos acontecerem. Claro que aquele modo excêntrico dos dois serviu para acentuar o modo normal de Dona Canô e foi esta expressão concêntrica que a tornou muito mais que o jornalista paulista não conseguiu enxergar na quase comoção do dia.

Quem sabe alguém compare a morte de Dona Canô à morte de Ledo Vivo, seja por excessos de exposição midiática ou por alguma falta dela, mas aí já estamos caindo no “ledo engano” como se costuma brincar. Dona Canô é a avó ou a mãe de muita gente em símbolo e disciplina.   

Nenhum comentário: